28 junho, 2015

SILVA, José de Almeida e - PERGAMINHOS (contos e fantasias históricas). Lisboa, Paulo Guedes - Editor, [1931]. In-8º (19cm) de 380, [4] p. ; [1] f. il. ; [1] mapa ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com os retratos do autor em extratexto, e outro de seu filho na dedicatória (Página de saüdade). Contém ainda um desdobrável com croquis das muralhas de Viseu e vias romanas.
Colecção de contos históricos dedicados sobretudo à zona de Viseu, de onde o autor é natural.
"Findava o mês de Mio de 1128, pleno de florescências e aromas primaveris. A noite estava serena, docemente embalsamada pelas frescas emanações campestres.
D. Tereza e o Conde seu amante subiram sós, depois da refeição nocturna, ao eirado da tôrre de menagem da velha fortaleza romana, cujos paços reais habitavam com a côrte.
Viseu dormia. A brisa que vinha das serras, trazia à cidade os perfumes tonificantes e capitosos das flores silvestres com que a primavera toucara montes e vales."
(excerto do conto S. Teotónio)
Índice:
Palavras de apresentação.
Evocação de saüdade.
- Viriato. - S. Teotónio. - Assolação de Viseu pelos castelhanos. - O castanheiro dos amores. - O engeitado. - A pedra de armas. - O Grão Vasco. - O milagre de S. Pedro. - As velhas pedras de Viseu. - Elegia pasteïsta. - História da princesa Trigibilda. - Vanitas vanitatum! - Eva. - Abstende-vos de favas! - O templo pagão. - A terra da promissão. - Anotações.
José de Almeida e Silva (1864-1945). "Nascido no seio de uma família da pequena burguesia, José de Almeida e Silva foi enviado para o Porto a estudar na Real Academia de Belas-Artes, onde cursou entre 1882 e 1890. Nessa Academia do Porto, Almeida e Silva foi discípulo de Tadeu de Almeida Furtado (filho do célebre visiense José de Almeida Furtado), João Correia, António José da Costa e Soares dos Reis, que muito influenciaram a sua obra futura. Pintor virtuoso, desenhador, ilustrador, esporadicamente escultor, caricaturista, humorista, publicista e escritor. [...] São dele as obras Pergaminhos (contos e fantasias Históricas), editada em 1931, na qual exalta os símbolos identitários de Viseu (Viriato, São Teotónio, Grão Vasco, etc.)."
(in http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Entidades/EntidadesConsultar.aspx?IdReg=68547)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário