07 junho, 2015

MOURA, Carneiro de - DEPOIS DA GUERRA. Portugal e o Tratado de Paz. Por... Director Geral da Administração Pública. Lisboa, Imprensa Nacional, 1918. In-4.º (23,5cm) de 267, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Importante trabalho publicado em 1918, no final da Grande Guerra.
"Vai realizar-se a paz no mundo, depois desta grande guerra que o individualismo económico e a sobrevivência de velhos preconceitos tornára inevitável. A paz realiza-se por três modos - ou pela cessação imperiosa das hostilidades, ou pela submissão completa de um dos beligerantes ao outro por motivo de conquista e absorpção, ou pela conclusão dum tratado geral e formal de paz."
(excerto do I Cap., Portugal na Liga das Nações)
Matérias:
Primeira parte. Soluções jurídicas
I - Portugal na Liga das Nações. II - O direito internacional. III - A assinatura da paz. IV - Os mediadores da paz. V - Os preliminares da paz. VI - A nova partilha do mundo. VII - As conquistas da paz. VIII - As exigências dos aliados. IX - A suspensão das hostilidades. X - As condições do armistício. XI - As origens da revolução económica. XII - As novas organizações. XIII - O direito moderno. XIV - O futuro do mundo. XV - As modernas nacionalidades.
Segunda parte. A política internacional
I - O cosmopolitismo. II - A internacionalização económica. III - As nacionalidades. IV - A crise política e moral.
João Lopes Carneiro de Moura. (1886-?). "Nasceu em Montalegre, em 27.3.1886. Formou se em Direito na Faculdade de Direito de Coimbra. Foi advogado e Professor do ensino secundário. Foi deputado por Montalegre. Fundou e dirigiu o Jornal Liberal, em 1901. Chefe de Repartição na Direcção Geral da Segurança Pública e da Administração Política e Civil do Ministério do Interior, cargo de que se aposentou em 1927. Colaborou em vários jornais e revistas."
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado de conservação. Capa manchadas.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário