22 junho, 2015

ARRUDA, João - ATRAVEZ DE SANTAREM (Notas d'um chronista). Prefaciado por Alberto Pimentel. Santarem, Imprensa Moderna, 1898. In-8.º (19,5cm) de [6], VII, [1], 182, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Conjunto de curiosas crónicas escalabitanas.
"O sr. João Arruda percorreu Santarem, recheando de notas e observações a sua carteira de folhetinista, sem gastar mais tempo do que um monge de Cistér levaria a persignar-se pausadamente antes de escrever o antelóquio de um "in folium" bernardo.
Póde elle, o auctor, ter-se fatigado; o leitor jámais se fatigará, porque o ha de recrear a variedade do kaleidoscopo, a successão rapida dos assumptos e a levesa do traço pittoresco, que serpenteja sobre o papel se o morder."
(excerto do prefácio)
Matérias:
- Esca Abidis. - Da varanda de Monte Iraz. - Santa Irene. - De manhã, á hora do mercado. - O poeta da «Alma Nova». - O Senhor S. Jorge. - Romagem da Saude. - A côrte dos milagres. - Aspectos da feira da Piedade. - Pedral'varez Cabral. - A semana dos confeiteiros. - No paiz das uvas. - Diogenes, empresta-me a lanterna. - Á sahida dos touros. - De noite.
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro na pasta e na lombada. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado de conservação. Aparado. Pastas e lombada cansadas, com defeitos vários.
Muito invulgar e apreciado.
Com interesse regional.
35€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário