25 junho, 2015

EXPOSIÇÃO : SOUSA LOPES. Lisboa, Sociedade Nacional de Belas Artes, 1927. In-4.º (24cm) de [8] p. ; [1] f. preços ; B.
1.ª edição.
Catálogo da exposição de Sousa Lopes realizada em Março de 1927, na SNBA. Trata-se de uma importante peça bibliográfica do conhecido pintor, pela extensa lista de pintura, águas-fortes e desenhos (croquis executados no «front» da Flandres) relacionadas com a Grande Guerra que integram a exposição. Acompanha o catálogo o respectivo preçário em folha separada.
A lista das obras expostas é precedida de um preâmbulo de José de Figueiredo, e de um breve elogio de Afonso Lopes Vieira.
"Segundo a concepção de Portugal, vasto império, a qual me honro de haver afirmado entre os primeiros, Sousa Lopes é um pintor lusíada, no sentido de que o seu valor é universal e o seu temperamento se manteve enraïzadamente português. O mundo culto há de admirar um dia o génio de êste lusíada da Arte. Basta que por em-quanto nos contente o orgulho de o possuir a Pátria."
(Afonso Lopes Vieira)
Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). “Nasceu no lugar de Vidigal, freguesia de Pousos, concelho de Leiria, em 20 de Fevereiro de 1879. Matriculou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa, em 1898, seguindo para Paris como pensionista do Legado Valmor, em 1903. […] Fez parte do C. E. P., na qualidade de capitão-graduado (1914-1918) durante a Grande Guerra, documentando a acção do exército português nas Batalhas da Flandres, de cujos trabalhos realizou grandes decorações no Museu de Artilharia e fez preciosa colecção de gravuras a água-forte. Expôs muitas vezes no «Salon» de Paris, e realizou exposições individuais em Portugal. […] Faleceu em Lisboa no dia 21 de Abril de 1944.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário