30 junho, 2015

FORÇA AÉREA PORTUGUESA : Julho de 1966 - ESTADO MAIOR DA FORÇA AÉREA. [Lisboa], Estado Maior da Força Aérea : 2.ª Repartição, 1966.In-4º (24cm) de 119, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Muitíssimo ilustrada com fotografias a cores.
Contém o hino da Força Aérea, da autoria de Carlos Conde.
História da Força Aérea Portuguesa.
"Na evolução actual dos métodos de combate, cada vez vem sendo mais marcada a predominância do papel que, numa guerra, está reservada às Forças Aéreas.
Nascida duma tenacidade moldada numa luta de séculos com as leis na natureza, a Arma Aérea é, casa vez mais, factor condicionante das decisões não só no campo de batalha, mas também na condução da política das nações."
(excerto da introdução)
"Embora desde 1912 o assunto estivesse a ser debatido no Parlamento, só em 1914 foi publicada a legislação que criou a primeira Escola de Aeronáutica Militar, dando-se assim início à existência da Força Aérea Portuguesa. Contudo, só em 1916 esta Escola abriu e funcionou, com instrutores brevetados em França, destinando-se na sua origem à formação de pessoal para a Marinha e Exército.
Em 17 de Julho de 1916 tem lugar o primeiro voo, em Vila Nova da Rainha, dum avião militar português tripulado por um piloto militar português - Santos Leite, em «Deperdussin».
Em 1917 foi criada a Arma de Aeronáutica, no Exército, criando a Marinha, simultâneamnete, a Aviação Naval, administrada pela Direcção de Aeronáutica Naval.
Em cumprimento dos seus compromissos internacionais tomou Portugal parte na 1.ª Guerra Mundial. A Aeronáutica Militar destacou para França um Grupo de Esquadrilhas de Caça e Observação, ao mesmo tempo que enviava uma Esquadrilha para Moçambique, em apoio às operações ali em curso.
No período que se seguiu ao após-guerra realizaram os aviadores militares portugueses uma série de notáveis viagens, sendo de destacar as duas travessias, diurna e nocturna, do Atlântico Sul, levadas a cabo por Gago Coutinho e Sacadura Cabral e por Jorge de Castilho, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia."
(excerto do Esboço Histórico)
Matérias:
Ex Mero Motu (Introdução).
Hino da Força Aérea.
Esboço Histórico.
Organização (actual).
Regiões e Zonas Aéreas
1.ª Região Aérea : Lisboa. - Zona Aérea dos Açores : Terceira. - Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné : Bissau.
2.ª Região Aérea : Luanda.
3.ª Região Aérea : Lourenço Marques.
- Base Aérea N.º 1 : Sintra. - Base Aérea N.º 2 : Ota. - Base Aérea N.º 3 : Tancos. - Base Aérea N.4 4 : Lajes. - Base Aérea N.º 5 : Monte Real. - Base Aérea N.º 6 : Montijo. - Base Aérea N.º 7 : S. Jacinto. Base Aérea N.º 9 : Luanda. - Base Aérea N.º 10 : Beira. - Base Aérea N.º 11 : Bissau.
- Aeródromo Base N.º 1 : Lisboa. - Aeródromo Base N.º 3 : N'gage. - Aeródromo Base N.º 4 : Henrique de Carvalho.- Aeródromo Base N.º 5 : Nampula. - Aeródromo Base N.º 6 : Nova Freixo. - Aeródromo Base N.º 7 : Tete. - Aeródromo Base N.º 8 : Lourenço Marques.
- Regimento de Caçadores Pára-quedistas : Tancos. - Batalhão de Caçadores Pára-quedistas N.º 21 : Luanda. - Batalhão de Caçadores Pára-quedistas N.º 31 : Lourenço Marques.
- Grupo de Detecção, Alerta e Conduta da Intercepção : Monsanto.
- Depósito Geral de Material da Força Aérea : Alverca.
- Oficinas Gerais de Material Aeronáutico : Alverca.
Aeronaves (fotos)
- Auster. - DO-27. - Chipmunk. - T-6. - T-37. - T-33. - F-84. - F-86. - G-91. - PV-2. - P2V-5. - Noratlas. - DC-6. - Alouette II. - Alouette III.
Uniformes e Distintivos
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Manuseado; capas com defeitos. Assinatura de posse datada na f. rosto.
Muito invulgar.
Indisponível

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