14 junho, 2015

NEMÉSIO, Vitorino - A POESIA DOS TROVADORES (SÉCULOS XII-XV). Selecção e Prefácio de... Professor de Filologia Românica na Universidade de Lisboa. Antologia da Poesia Portuguesa. Lisboa, Edição do Instituto Para a Alta Cultura, 1950. In-8º (21cm) de XXII, [1], 220, [1] p. ; B.
1ª edição.
"A mais antiga manifestação do génio literário português é a poesia trovadoresca. A sua origem liga-se ao problema das fontes de todo o lirismo românico, questão delicada e obscura.
A explicação mais segura, sociológica, deste lirismo é a que atende ao estado social e cultural da Europa dos fins do Século XI: vivacidade inventiva dos povos meridionais; tradição dos poetas latinos que, como Ovídio, dispunham de uma sólida retórica ao serviço do amor e da natureza; o gosto do luxo oriental espalhado no Mediterrâneo; o culto de Maria comunicado à vida mundana. A mulher começou a ter larga influência social na baixa Idade Média. Assim como a Virgem intercedia a Deus pelos homens, a dona servia de medianeira aos vassalos junto do seu senhor. Daí, toda uma série de costumes corteses - festas, jogos, poesias - que tinham por alvo a mulher. A vassalagem política gerou uma vassalagem espiritual de signo feminino e de fidelidade sentimental.
"
(excerto do prefácio)

Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.

35€

Sem comentários:

Enviar um comentário