13 junho, 2015

RIBEIRO, Hintze - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Discurso proferido na Camara dos Pares do Reino em Sessão de 25 de agosto de 1897. In-4.º (23cm) de 90, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa de Hintze Ribeiro ao Conde de Tovar.
Com duas folhas desdobráveis:
Balanço da administração financeira dos dois ultimos ministerios, feito, respectivamente, desde a data da sua constituição até ao dia da sua demissão (p. 9);
Balanço da administração financeira, de 20 de fevereiro de 1886 a 14 de janeiro de 1890 (p. 15).
Opúsculo publicado durante a monarquia constitucional - em  época de dificuldades económicas e de grande turbulência política -, após a queda do Governo chefiado pelo autor, em Fevereiro de 1897, ocasião em que viria a ser substituído por José Luciano de Castro.
"Sr. presidente. - Quizera entrar n'esta discussão com inteira despreoccupação do passado, para só attender ás difficuldades do presente. Quizera vir ao debate de animo sereno, trazendo singelamente o pouco que sei, o que amargamente tenho aprendido na lição dos factos e na severidade da experiencia.
A questão da fazenda é bastante grave para que todos os homens publicos, todos os portuguezes, se congreguem no intuito e esforço commum de a resolver. [...]
Ha muito me convenci, sr. presidente, de que, infelizmente, os maiores inimigos do nosso credito temos sido nós mesmos. Porque, levianamente, arrastados por paixões politicas de momento, temos, no impulso das nossas dissidencias partidarias, ido até ao ponto de fazermos a proclamação da nossa ruina, de sermos os arautos da nossa desgraça, de por toda a parte deitarmos o pregão da nossa fallencia, asseverando a impossibilidade de salvamento."
(excerto da 1.ª parte do discurso)
Ernesto Rodolfo Hintze Ribeiro (1849-1907). "Formou-se na Faculdade de Direito de Coimbra, iniciou a sua carreira como advogado em 1862 e foi pela primeira vez eleito deputado em 1878. Três anos depois são-lhe confiadas as pastas dos Estrangeiros e das Obras Públicas, Comércio e Indústria, tornando-se líder do Partido Regenerador em 1900. Estes cargos foram-lhe renovados em várias legislaturas. Foi ainda Ministro da Fazenda e Ministro dos Negócios Eclesiásticos e Justiça. Por carta régia de 1 de janeiro de 1886 foi nomeado Par do Reino. Em 1893, Hintze Ribeiro chefiou um governo regenerador. Apesar de ter abandonado o cargo em 1897, volta a assumi-lo três anos depois. A Presidência do Conselho foi acumulada com o Ministério do Reino entre 1900 e 1904. Ambos os cargos voltaram a ser ocupados por Hintze Ribeiro em 1906."
(in http://www.parlamento.pt/VisitaParlamento/Paginas/BiogHintzeRibeiro.aspx)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas sujas, com manchas.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário