21 junho, 2015

MACHADO, José Pedro - NOTAS SOLTAS SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA. Separata da «Língua Portuguesa». Lisboa, Sociedade de Língua Portuguesa, 1990. In-4º (23,5cm) de 13, [3] p. ; B. Séria «Estudos e Conferências», 12
Curioso estudo filológico.
"O que segue resulta de apontamentos, às vezes muito breves, recolhidos durante anos. De alguns já nem sei a origem. [...]
A observação frequente do que se houve e do que se lê traz-nos curiosas informações sobre usos menos correctos de linguagem que nem todos os transgressores têm a possibilidade, ou a coragem, de reconhecer como seus, de admitir o que disseram, ou o que escreveram, como estando fora dos considerados melhores cânones do Idioma.
Ouça-se e leia-se, estude-se o que se registou, sem qualquer intento de depreciar e assim obteremos curiosos dados sobre o uso da linguagem do nosso tempo."
(excerto do texto)
José Pedro Machado (1914-2005). "Era licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Coimbra. Professor, investigador, filólogo, arabista, dicionarista, foi membro de algumas das mais prestigiadas instituições culturais e científicas portuguesas e estrangeiras. Integrou a comissão encarregada da organização do Vocabulário da Academia de Ciências de Lisboa. Recebeu a medalha de mérito cultural do Ministério da Cultura, a medalha de ouro do município de Faro e, em 1996, foi distinguido pela Academia Portuguesa de História pelo seu mérito cultural e científico recebendo o cargo de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública."
(in wook,pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário