27 junho, 2015

CARVALHO, Theotonio Gomes de - O MONUMENTO // IMMORTAL // DRAMA // PARA CANTAR-SE // NA SALA DO TRIBUNAL // DA JUNTA DO COMMERCIO // DESTES REINOS, E SEUS DOMINIOS // NO DIA VIII. DE JUNHO DE MDCCLXXV. // POR OCCASIÃO // DA FAUSTISSIMA INAUGURAÇÃO // DA ESTATUA EQUESTRE // DE ELREY N. S. D. JOSÉ I. // COMPOSTA // POR // THEOTONIO GOMES DE CARVALHO // Licenciado na Faculdade de Leis pela Universidade de Coimbra, // e Deputado da mesma Junta. A. L. // LISBOA // NA REGIA OFFICINA TYPOGRAPHICA. // MDCCLXXV. // Com Licença da Real Meza Censoria. In-8º (20cm) de 23, [1] p.
1.ª (e única) edição.
Raro opúsculo publicado por ocasião da inauguração da estátua equestre de D. José I, no Terreiro do Paço.
Ilustrado com capitulares e bonitas vinhetas tipográficas.

"A Praça Real de JOSÉ o MAGNANIMO, na qual se vê hum grande concurso dos Habitantes de Portugal, que compõem o

CORO.

Em tão feliz Dia,
Que ardente desejo
Suspirou ha tanto:
De gosto, e alegria,
Nas margens do Téjo,
Suavissimo canto,
Se faça escutar.
As flautas, as citharas,
Os ares rasgando,
De gloria, de jubilo
Estam resoando,
Desde o mar Atlantico,
Ao Indico mar."

(excerto de O Moumento Immortal. Parte Primeira. Scena unica)

Teotónio Gomes de Carvalho (1728?-1800). Poeta árcade. Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, foi co-fundador da Arcádia Lusitana, em 1756, com Cruz e Silva e Manuel Nicolau Esteves Negrão. Utilizava o pseudónimo arcádico "Tirse Menteo". A sua produção literária impressa é escassa, de acordo com o que dele existe registado na base de dados da Biblioteca Nacional.
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação. Ausência da f. anterrosto. Capa apresenta manchas, que se prolongam pelas primeiras páginas do texto, junto ao festo.
Raro.
Com interesse pombalino.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário