08 junho, 2015

[SPORTING] - 50 ANOS AO SERVIÇO DO DESPORTO E DA PÁTRIA. [Direcção de Vicente da C. R. Rodrigues. Colaboração literária do Tenente Alberto Henrique de Figueiredo. Introdução de Carlos Góis Mota]. Lisboa, Gomes & Rodrigues, [1956]. In-4º (24,5cm) de 114, [2] p. ; [16] p. il. [40] p. pub. ; il. ; B.
1.ª (e única) edição.
Muito ilustrada nas páginas de texto e em separado, com momentos desportivos da história do Clube e da construção no novo estádio.
Edição comemorativa do cinquentenário do Sporting Clube de Portugal, coincidente com a inauguração do Estádio José Alvalade, o sexto campo da história do Clube, inaugurado a 10 de Junho de 1956. Trata-se de um importante documento sobre a história da primeira metade de século do SCP.
Capa: Fotomontagem de atletas do Sporting sustentando maquete do novo estádio.
"Não ides ler a História do Sporting Clube de Portugal.
As páginas deste livro são meros apontamentos a constituírem precioso material a aproveitar numa obra monumental que um dia se escreverá.
Sem a preocupação do rigor histórico mas com o sentido das realidades, das responsabilidades, um grupo de sócios quis coligir dados e factos e com eles apresentar-vos este livro, onde a emoção temperou a rigidez da estatística e a ternura a frieza das descrições.
Perpassarão, pela vossa mente, ao apreciardes esta colectânea sem pretensões, alguns dos nomes mais famosos da vida desportiva e da vida social portuguesa, nomes que recordam feitos atléticos de inegualável esplendor e acções e atitudes que marcaram época dignificando e prestigiando este Clube que é o nosso orgulho.
Perante os vossos olhos, humedecidos pelas lágrimas da saudade de muitos e muitos companheiros de luta e de ideal, surgirão lindas promessas de uma mocidade radiosa que, teimosamente, quer servir o Sporting e honrar Portugal.
Desfilarão recordações de sedes velhinhas e já demolidas, de campos sacrificados ao progresso do Desporto e da Cidade e sobretudo imagens inesquecíveis das intermináveis horas de vitória e de alegria que enriqueceram o património moral e espiritual de uma colectividade tão cheia de dedicações quão pródiga em exemplos de virtudes cívicas.
Apontamentos, notas, elementos descoloridos de um inesgotável manancial para a História que se fará um dia, estes aí ficam a desafiar os escritores e os poetas, os escultores e os pintores, como inspiração para a grande obra que se espera imortalizará na tela ou no mármore, na prosa ou na poesia, o esforço, a devoção, a dedicação e a glória, que definem o Sporting Clube de Portugal."
(Prefácio)
Matérias:
- Introdução. - 50 anos ao serviço do Desporto e da Pátria. - 50 anos de Actividades. - Monumento à grandeza do Sporting. - Taças e Troféus. - Presidentes da Direcção. - Conselho Geral. - Corpos Gerentes. - A vida do Sporting no campo internacional. - Campeonatos e Campeões. - A expansão do sportinguismo : Filiais. Lista de filiais e delegações.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar e procurado.
Com interesse para a história do SCP.
Acompanha o livro um bilhete postal não circulado, com a inscrição impressa "TEAM DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL : Campeão Nacional de 1953-1954"
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário