09 junho, 2015

MENDES, José R. Silva - SOLDADOS VALENTES : episódios da Grande Guerra. Leiria : 1936 (2.ª edição em 1961). Leiria, [s.n. - imp. na Tipografia Leiriense, Limitada, Leiria], 1961. In-8º (19,5cm) de 137, [3] p. ; B.
Conjunto de episódios da Grande Guerra. Relato do Capitão de infantaria José Rodrigues da Silva Mendes, dedicado "aos seus companheiros de luta - os soldados e graduados da 3.ª Companhia de Infantaria 22, expedicionária a França".
"Quando homens embarcados como gado, deprimidos moralmente, sem estímulos, vítimas de erros e faltas que a história apontará e combatendo numa situação vexatória, ainda conseguiram impor-se à consideração dos nossos aliados a praticar numerosos actos de autêntico heroísmo, o que será capaz de fazer, ainda hoje, a nossa gente sob a direcção de Governantes e Chefes à altura da sua missão?
Pobres serranos, tristes e deprimidos, bastava que aparecesse um simples oficial, com alma de patriota, que os amasse, animasse e amparasse moralmente, para que os modestos gambúzios se transformassem em heróis!..."
(excerto da dedicatória)
Episódios:
- O cabo Estrela. - "Cavando" para Brest... - Lenda do Lusitano. - O dever e a fé. - Uma "partida" heróica. - Dois cobardes... "intrépidos". - A reocupação da nossa primeira linha. - Um episódio das trincheiras. - Uma pecita da minha terra. - Noite de Natal nas trincheiras. - Carta a uma mãe. - Comércio com chineses. - A morte da ordenança. - Coragem e sentimentalismo. - Aventuras do "Mouco do 22". - Resistindo sempre... (Episódio inédito do 9 de Abril). - Um "càmóne" impertinente. - O òrfãozito. - Os homens dos arames. - Versos e mágoas. - Sublime sacrifício. - O capitão "Metralhadora" e o cabo "Barulho". - O sargento Curado (Episódio inédito do 9 de Abril). - Um granadeiro e "pêras". - Tem a palavra a cadeira... - Pequeno combate vencido com honra. - Discriminação racial . - Política ultramarina. - O atlético Garcia. - O General Gomes da Costa. - Delicadeza de soldados. - Continência à beleza.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
José Rodrigues da Silva Mendes (1893-1988). Oficial do Exército, integrou o C. E. P. (1917) como Alferes-miliciano. Foi administrador nos concelhos de Figueiró dos Vinhos, Nazaré e Pombal (depois de 28 de Maio de 1926), Presidente da Comissão Concelhia de Alcobaça da União Nacional, Subdelegado regional da Mocidade Portuguesa em Leiria e Governador civil dos Distritos de Aveiro, Leiria (2 vezes); Beja e Horta. Integrou como parlamentar a VII Legislatura pelo Círculo de Leiria.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário