03 agosto, 2024

BRANDÃO, Zephyrino -
O MARQUEZ DE POMBAL. (Documentos ineditos). Por... Lisboa, Typographia da «A Editora», 1905. In-4.º (26x18 cm) de [8], 129, [1] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Importante contributo histórico-biográfico sobre o Marquês de Pombal, o todo-poderoso ministro de D. José I, que o autor defende dos seus detractores a partir de correspondência e documentos que lhe foram cedidos, apontando a religiosidade do Marquês como facto paridgmático e pouco conhecido da sua vida privada.
Ilustrado com uma estampa extratexto, tendo por figura central o Marquês de Pombal.
"No que vae lêr-se, pretendo provar que o marquez de Pombal viveu e morreu catholico. É puramente documental a prova. Nem outra convenceria.
Dos numerosos documentos, que compulsei para formar opinião segura, alguns publíco. Á sr.ª marqueza de Rio Maior, ao sr. marquez de Pombal e ao sr. marquez do Lavradio, que tão generosamente m'os confiaram, apraz-me deixar consignado aqui o meu reconhecimento, cumprindo assim um dever imperioso.
Muitos dos meus contemporaneos julgam que o marquez de Pombal foi um impio, e eu não quero contribuir, para que passe na tradição popular, ou fique registado na historia do meu paiz este falso juizo a respeito de um dos portuguezes mais illustres, e que mais assignalados serviços prestou á sua e minha querida patria.. Tal é a razão da presente Memoria, que se não publica para agradar nem a guelfos nem a gibelinos, mas tão só para justo desaggravo da verdade offendida."
(Excerto de Advertencia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Pequenas falhas de papel marginais.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário