30 agosto, 2024

ALBUM DE VIZEU.
Illustrado com os retratos de Viriato; João de Barros; D. Duarte; João Mendes, Bispo de Vizeu; vistas da cidade; cava de Viriato; Abravezes; S. Francisco d'Orgens; Praça dois de Maio; Sé, etc. Porto, Typographia Universal, 1884. In-8.º (19x12,5 cm) de 202, [6] p. ; [11] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Álbum de Viseu e arredores que terá sido compilado por Camilo Castelo Branco(?), colaborado com pequenos textos, em prosa e em verso, por ilustres personalidades da vida literária portuguesa do final do século XIX: 28 senhoras e 84 cavalheiros, com destaque para, entre outras(os), Angelina Vidal, Guiomar Torrezão, Maria Amália Vaz de Carvalho, Maria Rita Chiappe Cadet e Maria Angélica de Andrade pelas senhoras, e Alexandre Herculano, Antero de Quental, Cândido de Figueiredo, Camilo Castelo Branco, Eduardo Coelho, Francisco Gomes de Amorim, Guerra Junqueiro, João de Deus, Júlio César Machado, João de Barros, Júlio e Castilho, Luciano Cordeiro, Pinheiro Chagas, Pedro Ivo, Ramalho Ortigão, Silva Pinto e Almeida Garrett pelos cavalheiros.
Ilustrado no texto com um bonito desenho, e em separado, com retratos de insignes figuras da história viseense, paisagens, lugares e monumentos relevantes.
"A cidade de Vizeu é uma das mais antigas de Portugal, podendo a este respeito competir com as que mais se abonam em primazia de vetustez.
Como succede a todas as povoações cuja fundação se occulta na penumbra dos seculos, Vizeu possue lendas e fabulas, que a poesia tem revestido de roupagens mirabolantes, mas que a historia  põe de parte porque, mais prosaica e positiva, não se prende com as lendarias ficções que as gerações vão transmittindo umas ás outras.
Poderiamos aqui fallar de Viriato, o celebre capitão dos luzitanos e terror dos romanos, da Cava, do ultimo rei dos godos, Ramiro; mas deixando isto aos archeologos e antiquarios, diremos unicamente que Vizeu foi sempre uma das povoações mais importantes da monarchia portugueza, não só pela situação, commercio e industria, mas tambem pelo numero de varões eminentes com que tem dado lustre a Portugal e ao mundo.
Divide-se a cidade em dois bairros, oriental e occidental, cada um com a sua parochia, ambas da invocação de Nossa Senhora da Conceição. [...]
Vizeu conta uns nove mil habitantes. É muito sadia, farta d'aguas excellentes e de todos os productos agricolas do nosso paiz. Tem arrabaldes lindissimos, amenos e pittorescos. De alguns sitios disfructam-se panoramas surprehendentes.
Ultimamente em Vizeu tem-se introduzido melhoramentos notaveis. As suas ruas estreitas e tortuosas vão-se transformando em outras mais espaçosas e alegres."
(Excerto de A cidade de Vizeu)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Aparado à cabeça. Capas frágeis, com defeitos e pequenas falhas de papel, com maior incidência na contracapa que apresenta perda de suporte no canto inferior esquerdo. Capa frontal alvo de tosco restauro. Pelo interesse e raridade justifica encadernar.
Raro.
85€

Sem comentários:

Enviar um comentário