UNIÃO DOS ADUEIROS DE PORTUGAL (Boy-Scouts Portuguêses) - Estatutos e Regulamento Geral Interno. Porto, Junta Directora do Aduarismo, 1919. In-8.º (17x12,5 cm) de 40 p. ; B.
1.ª edição.
Obra com significado histórico para o escutismo nacional.
Trata-se dos estatutos desta associação escutista (já extinta), que marca os primórdios dos escoteiros em Portugal.
Inclui "Os mandamentos do Adueiro".
Opúsculo ilustrado com desenho no verso da capa e pequenas gravurinhas no texto.
"O escotismo (em Portugal usa-se também escutismo que define o escutismo católico)[1] foi fundado em 1907 pelo militar britânico Robert Baden-Powell, como um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, com objetivo de desenvolvimento do jovem, via sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa (ou Compromisso) e na Lei escoteira (ou Lei do Escoteiro), através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. Fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina."
(Fonte: Wikipédia)
"A União dos Adueiros de Portugal é uma associação destinada a estabelecer e a desenvolver o aduarismo (adaptação portuguêsa do Scouting de Baden-Powel), que tem por fim dar á mocidade saude, desenvolvimento fisico e mental, criar energia e confiança nos proprios recursos e desenvolver aptidões manuais, incutir nos rapazes a disciplina, a coragem e o patriotismo e tudo que sirva para lhes formar integralmente o caracter."
(Cap. I - Denominação - fim - Séde social, Art. 1.º)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário