14 agosto, 2024

SANTA MARIA, Soror Thomasia Caetana de - RELAÇAM // Á SANTISSIMA, E SEMPRE LEMBRADA MORTE DO // SERENISSIMO SENHOR INFANTE // DON JOAM, / NA SUA TENRA IDADE. // DEDICADA Á VIRGEM PURISSIMA // DA CONCEIÇAM // DE VILLA VIÇOZA, // PADROEIRA DO REYNO. // Por SOROR THOMASIA CAETANA / DE SANTA MARIA, // Religioza Professa no Preclarissimo Conven- // to de Santa Cruz de Villa Viçoza. // Dada à luz por seu pay // MANOEL DE MIRA VALADAM, // Cirurgiaõ approvado nesta Corte. //LISBOA, // Na Officina de Pedro Ferreira, Impressor da Fidelissima // Rainha Nossa Senhora. Anno do Senhor 1763. // Com todas as licenças necessarias. In-8.º (22 cm) de 8 p. ; B.
1.ª edição.
Obra constituída por um soneto e uma glosa da autoria de D. Tomásia de Santa Maria, que precede as Licenças do Paço e a confirmação do Santo Ofício e Ordinário. O opúsculo fecha com um elogio à autora, sob a forma de soneto, pelo poeta Caetano Xavier de Zuniga.

"Consolai-vos, Senhora, no motivo,
Que vos cauza a sentir taõ grande pena,
Pois ter hum Filho morto, no Cèo vivo,
He gloria de huma Mãy , e naõ pequena;
Servir-vos-hà na dór de lenitivo,
Esta disposiçaõ, que o Cèo ordena,
Submergi essa magoa taõ forçoza,
Pre-excelça Princeza lastimoza."

(Glossa, I)
 
Soror Tomásia Caetana de Santa Maria (1719-17--). "Religiosa professa de Santo Agostinho, no Convento de Santa Cruz de Vila-Viçosa, onde fez profissão solene a 15 de Outubro de 1732. Nasceu em Lisboa, a 78 de Março de 1719, filha de Manuel de Mira Valadão e D. Josefa Maria. A obra de Soror Tomásia Caetana constitui um dos últimos legados impressos da produção poética conventual feminina do século XVIII."
(Fonte: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo8071.pdf)
Exemplar desencadernado em bom estado geral de conservação. Frágil, com manchas e picos de oxidação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário