NUNES, Sousa - MOURAS E MOUROS E SUA EXPULSÃO DO ALGARVE : romance histórico. Lisboa, Depositária Livraria Popular de Francisco Franco, 1950. In-8.º (18,5x12 cm) de 189, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante romance histórico cuja acção reporta ao reinado de D. Afonso III e aos esforços do monarca para a conquista definitiva do Algarve, dando forma às fronteiras do país que prevalecem até hoje.
"Dom Sancho I, reunindo um grande exército, cujo comando entregou a seu cunhado, o conde Dom Gonçalo Mendes de Sousa, mais conhecido por Conde Sousão, marchou sobre a capital do Algarve a que pôs cerco, com o auxílio de uma armada de cruzados dinamarqueses, flamengos, holandeses e frígios, em 1189.
Silves ou Chelb capítulou, depois de uma resistência a todos os títulos heróica, perante um inimigo tão numeroso. A generosidade do rei lusitano quis conceder a um vencido tão pertinaz a regalia de retirar com todos os seus haveres, mas não lho consentiram os aliados, a que Dom Sancho se viu obrigado a expulsar da cidade à força das armas, depois mesmo de a terem pilhado!
Assegurada a posse desta, o monarca retirou para o Alentejo, tomando na sua passagem várias povoações e castelos, enquanto seu filho, Dom Martim Sanches, deixado por governador, se apossava de quase todo o Algarve ocidental.
A perda de Silves não podia deixar de ferir o coração do Emir Almuad Iacub El-Mensor que, recebendo a notícia do desastre, constituiu um exército em África e caiu sobre o Algarve, sitiando a capital, que as forças de Dom Martim defenderam com denodo. Sem se obstinar diante dos seus muros, para que não houvesse tempo de ser socorrida, o emir internou-se no seio do país, pondo tudo a ferro e a fogo, na sua passagem."
José de Sousa Nunes. Pouco foi possível apurar a respeito do autor. Natural de Angra do Heroísmo(?)/Algarve(?), com bibliografia impressa nessa cidade insular. Escreveu também sobre assuntos algarvios.
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta sujidade marginal. Assinatura de posse datada na f. ante-rosto.
Raro.
50€
Sem comentários:
Enviar um comentário