26 agosto, 2024

MATTOS, Prof. Julio de -
CURSO CLINICO DE DOENÇAS MENTAES E NERVOSAS.
Conferencias do... (Reportagem de Bartholomeu Severino). 1.ª Serie de 10 Conferencias. Porto, Livraria Editora de Lopes & C.ª - Successor, 1910. In-8.º (22,5x16 cm) de 109, [3] p. ; [1] f. il. ; il. ; E.
1.ª edição.
Interessante e pouco conhecida série de conferências sobre transtornos mentais proferidas por Júlio de Matos, no Porto, pouco antes de se estabelecer em Lisboa para dirigir o Hospital Miguel Bombarda (1911-1923) e leccionar a cadeira de Clínica Psiquiátrica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Obra rara, porventura das menos conhecidas do iminente médico psiquiatra português, não vem mencionada na maioria das bio-bibliografias consultadas. Este conjunto de 10 conferências é tudo quanto foi publicado.
Ilustrada no texto com o "Schema [esquema] de Grasset", e em separado, com o retrato do Prof. Júlio de Matos.
Índice das conferências:
1.ª  - Evolução historica da loucura. 2.ª - Causas dos doenças mentaes e nervosas. Necessidade do estudo da psiquiatria. 3.ª - Causas endogenicas e exogenicas. A hereditariedade; traumatismo e infecções. A idiotia e a demencia. O que a psiquiatria espera da quimica organica. 4.ª - Uma incursão pela psicologia. 5.ª - Resumindo. 6.ª - O acto reflexo. 7.ª - Uma doente com alucinações auditivas e ilusões visuaes. 8.ª - Como se constitue uma percepção. 9.ª - Os dez grupos de delirios e a sua redução a cinco. 10.ª - Uma mulher atacada da fobia dos contatos, em seguida a uma infeção puerperal e enfraquecimento organico.
Encadernação em sintético com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas originais.
Júlio Xavier de Matos (1856-1922). "Cirurgião médico pela Escola Medico Cirúrgica do Porto, diretor do Manicómio do Conde de Ferreira, depois diretor do Manicómio Bombarda, e vice reitor da Universidade de Lisboa. Nasceu no Porto a 26 de janeiro de 1856, sendo filho do distinto advogado Joaquim Marcelino de Matos. Fez o curso com muita distinção, e defendeu tese a 24 de julho de 1880. Nomeado médico adjunto do hospital de alienados do Conde de Ferreira, foi depois seu diretor, vindo para Lisboa, mais tarde, por morte do dr. Miguel Bombarda, tomar a direção do Manicómio de Lisboa, onde se tem conservado. Quando ultimamente se estabeleceram as universidades de Lisboa e do Porto, foi também nomeado vice-diretor da de Lisboa. Como alienista, o sr. dr. Júlio de Matos adquiriu uma grande e merecida reputação, dentro e fora do país. Como escritor, alia à sua correção pouco vulgar, notável brilho de expressão. As suas conferências sobre psiquiatria marcaram época em meio tão avesso a estes cometimentos. Professor muito distinto, foi eleito para presidir ao congresso do professorado do ensino secundário do Porto."
(Fonte: https://www.arqnet.pt/dicionario/xaviermatosjulio.html)
Exemplar em bom estado de conservação. Capa frontal apresenta assinatura de posse e pequenas falhas de papel à cabeça.
Raro.
120€

Sem comentários:

Enviar um comentário