03 novembro, 2023

DURO, Alfredo - HISTÓRIA DO PRIMEIRO AUTOMÓVEL ENTRADO EM PORTUGAL. Por... Lisboa, [Edição do Autor], 1955. In-4.º (25 cm) de [6], IV, 38 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Monografia histórica sobre a introdução do veículo automóvel em Portugal.
Trabalho invulgar e muito curioso.
Livro muito ilustrado ao longo do texto com desenhos, retratos, fotogravuras e fac-símiles de jornais e revistas da época.
"Foi identificado o primeiro automóvel ligeiro, um Panhard et Levassor, entrado no nosso país - A preciosa relíquia vai ser oferecida ao Automóvel Clube de Portugal, ficando exposta numa sala do novo palácio do A. C. P. na Secção Regional do Norte."
(Uma revelação sensacional)
"Fez, no passado dia 12 de Outubro, cinquenta e oito anos que foi despachado, na Alfândega de Lisboa, o primeiro automóvel ligeiro accionado por motor de explosão: um Panhard et Levassor, comprado em segunda mão, em Paris, pelo sr. Conde de Avilez (Jorge).
Desse carro sem cavalos tem-se ocupado a Imprensa, através dos tempos, em artigos e simples n otas, por vezes destituídas de verdade técnica e histórica.
Quando um dia pensei escrever a História do Automóvel - cuja ideia levou trinta anos de incubação! - publicada inicialmente em fascículos e, que, dentro de pouco tempo aparecerá em volumes com artística encadernação, resolvi também averiguar da história e da existência do automóvel do sr. Conde de Avilez (Jorge).
Porque uma História do Automóvel sem a história do primeiro carro ligeiro sem cavalos entrado em Portugal, não era história...
E tal como um técnico, crítico ou investigador de coisas de arte que procura um quadro ou escultura valiosa, agi, com a mesma técnica e pertinácia.
Consultei muitos documento oficiais, revistas e jornais. Bati à porta de inúmeros automobilistas e chauffeurs da velha guarda. Como se fosse um bom detective, infiltrei-me no bas-fond dos corados, onde, à marretada, foram destruídos os automóveis da Família Real portuguesa, entre os quais, o Fiat que ganhou a corrida Figueira-Lisboa, como tantos outros veículos célebres, para os transformarem em lingotes-metal."
(Excerto da Nota prévia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos marginais.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e automobilístico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário