BENEVIDES, Dr. Antonio Albino da Fonseca - DICCIONARIO DE GLOSSOLOGIA BOTANICA OU DESCRIPÇÃO DOS TERMOS TECHNICOS DE ORGANOGRAPHIA, TAXONOMIA, PHYSIOLOGIA, E PATHOLOGIA VEGETAL. Com a exposição succinta das familias naturaes e suas tribus actualmente adoptadas, redigido á vista dos melhores diccionarios botanicos, em que se acha refundido especialmente o do Dr. Brotero. Para uso dos que se dedicão a este ramo das sciencias naturaes. Pelo author do Compendio de Botanica, já impresso pela Academia Real das Sciencias, o... Socio Livre... [etc.] Lisboa. Na Typografia da Academia Real das Sciencias. 1841. In-8.º (21x14,5 cm) de [4], IV, 487, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Dicionário de termos botânico. Obra de referência, trata-se de um importante subsídio oitocentista sobre o assunto e pioneiro na época.
"Sendo os Diccionarios scientificos destinados para exprimir o aperfeiçoamento, a que tem chegado a linguagem techinica de qualquer Sciencia; o estado actual da Botanica exigia que na nossa lingua se publicasse huma Obra desta natureza, em razão dos progressos que esta parte das Sciencias Naturaes tem feito nos ultimos tempos. A Botanica Portugueza carecia inteiramente de hum Diccionario, porquanto aquelle que o Dr. Brotero inserio no 2.º Tomo do seu Compendio de Botanica, impresso em Paris em 1788, comprehende unicamente os termos Latinos, faltando todos os que do Grego se tem novamente adoptado. [...] Verdade he que o nosso illustre Botanico , tambem introduzio maior numero de termos na sua Flora Lusitana e Phytographia: porêm como estas obras são em Latim, grande parte dos termos ainda se não achão vertidos em Portuguez, apezar do que escreveo o Dr. Figueiredo na sua Flora pharmaceutica e alimentar, e do que se acha escripto em algumas Memorias botanicas impressas em nossas Collecções Academicas, e Jornaes scientificos portuguezes; he evidente que não existe entre nós hum Diccionario completo de Glossologia Botanica, e por consequencia huma Obra de similhante natureza, que sahe á luz a primeira vez..."
(Excerto do Proemio)
António Albino da Fonseca Benevides (Lisboa, 1816 - Lisboa, 1885). "Foi um médico português, doutorado em Medicina pela Universidade de Pisa, médico honorário da Real Câmara, do hospital de S. José, das cadeias civis e da Misericórdia, bem como sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Estudou na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, e doutorou-se na Universidade de Pisa. Em 25 de Outubro de 1836 foi nomeado médico do hospital de S. José, ficando efectivo a 24 de Janeiro de 1845, sendo aposentado a 10 de Outubro de 1876.
Principais Publicações: Compendio de Botanica do Doutor Felix de Avellar Brotero, addicionado e posto em harmonia com os conhecimentos actuaes d’esta sciencia, segundo os botanicos mais celebres, como Mirbel, De Candolle, Richard, Lecoq, e outros; Typographia da Academia Real das Sciencias de Lisboa, Lisboa, 1837‑1839; 2 volumes com estampas; Diccionario de Glossologia Botanica, ou descripção dos termos technicos de Organographia, Taxonomia, Physiologia e Pathologia vegetal; para uso dos que se dedicam a este ramo das Sciencias naturaes; Typographia da Academia Real das Sciencias de Lisboa; Lisboa, 1841; Memoria sobre o uso das nossas aguas mineraes sulphurosas nas molestias cutaneas, comprovado por observações, tanto dos medicos antigos como modernos, e destinada a generalisar a sua applicação nestas enfermidades; Lisboa, 1843; Memoria sobre as aguas mineraes sulfurosas, no tomo I da 2.ª série das Memorias da Academia Real das Ciências; Lisboa 1844.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas apresentam desgaste nos cantos. Mancha de humidade visível nas últimas páginas junto ao festo, não prejudica a mancha tipográfica.
Raro.
Com interesse histórico.
85€
Sem comentários:
Enviar um comentário