PAIVA, Abel - UMA CARTA DO PLANETA NEPTUNO. Traduzida por um major aviador do Exército Português. Lisboa, [s.n. - Imprensa Lucas & C.ª], 1941. In-8.º (15,5x11 cm) de 7, [1] p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Obra curiosíssima. Trata-se de uma crítica à Humanidade e ao dinheiro que tudo comanda - ao individualismo e à maldade humana - e de apologia ao amor pelo próximo.
Folheto de ficção científica com propósitos antiguerristas, publicado em plena Segunda Guerra Mundial. Descreve o ambiente de concórdia existente em Neptuno - o "planeta ideal" - com as suas vias de comunicação e cidades aéreas, a sua alimentação (frugívera) e a vida alegre que levam, onde, de acordo com o "neptunino", são "crianças tôda a vida".
Insólito, raro e muito interessante.
"Metida por debaixo da porta, e trazida por um distinto aviador do Exército, que não conhecemos, mas que teve a coragem estóica de ir a Neptuno, recebemos uma carta daquele planeta, que no-la enviou o célebre aviador neptunino que o ano passado entrevistámos na magnífica Serra de Portalegre, quando por momentos, ali poisou num rápido descanso da sua viagem através dos planetas!"
(Primeiro parágrafo)
Exemplar brochado em bom etado geral de conservação. Frágil, com pequenos defeitos.
Muito raro.
Peça de colecção.
35€
Sem comentários:
Enviar um comentário