01 dezembro, 2023

GUIA DE ARQUITECTURA LISBOA 94.
Coordenação Geral: Francisco Gentil Berger; Luis Bissau; Michel Toussaint. Lisboa, Associação Arquitectos Portugueses : Sociedade Lisboa 94 : Faculdade de Arquitectura da Univ. Técnica de Lisboa, 1994. In-8.º (17x10 cm) de 395, [5] p. ; [1] mapa desdob. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Interessante roteiro histórico-arquitectónico de Lisboa.
Edição bilingue (português/inglês), ilustrado no final com um mapa desdobrável de Lisboa de grandes dimensões.
"Uma cidade vai-se construindo. Se, em primeiro lugar, é a população que a caracteriza, as arquitecturas, implantadas num território que se transforma, fixam a multiplicidade dos espaços de vida. Ruas, praças, jardins, edifícios, bairros acolhem essa população que neles reconhece a sua urbe, da qual, quer os que nela habitam e trabalham, quer os que a visitam, formam uma imagem. Sem ela não há identidade, identidade esta que se cria na inter-relação entre sítio natural, arquitecturas e gente, mas também na directa relação com um território mais ou menos vasto do qual a cidade é o centro.
Lisboa, cidade milenar, tem-se renovado ao longo dos tempos, por vezes violentamente. O rio, as colinas e o vale constituem, desde o início, o sítio que o Homem foi transformando e até marcando particularmente com edifícios mais importantes ou áreas mais vitais. Arquitecturas militares, religiosas ou palacianas escolheram os pontos mais destacados. Arquitecturas mais correntes espraiaram-se formando o tecido urbano que suporta aquela excepcionalidade.
Da cidade romana até hoje, é possível traçar o seu desenvolvimento e reconhecer elementos mais perenes que outros e que as sucessivas fases de construção deram corpo. Agora Lisboa já não tem limites claros. É centro de uma vasta Área Metropolitana. A cidade destaca-se quer pelo número de empregos e pela especialização das actividades, quer pelas arquitecturas de excepcionalidade estética e/ou histórica que aí se soube construir e que não identificam apenas uma urbe, mas a sua região e até o País, visto tratar-se da capital portuguesa, o que tem sido há vários séculos.
O presente Guia de Arquitectura de Lisboa pretende, em primeiro lugar, dar a conhecer um pouco desta cidade, entendida dentro dos limites administrativos do seu Concelho, através de cerca de cento e cinquenta exemplos de modo a que o volume consiga ser manuseável por quem o quiser como companhia de deambulações urbanas. Este número foi fixado também tendo em vista que cada exemplo seria apresentado por uma fotografia actual e um comentário.
Previamente definiu-se uma periodização da história arquitectónica da cidade e fez-se uma escolha dos exemplos. Depois foram convidados vários especialistas que escreveram os textos de enquadramento e os comentários aos exemplos adoptados em princípio. Deste modo, a organização do Guia reflecte o método seguido, com dez períodos dentro dos quais os exemplos escolhidos se colocam como o que de mais representativo e de mais fácil acesso existe nas diversas épocas da cidade, entre a mítica Olisipo e a Lisboa contemporânea. No final um mapa reúne todos os exemplos ajudando à sua localização e à programação dos passeios que o Guia de Arquitectura - Lisboa 94 suscitar."
(Introdução)
Índice:
Introdução | Modo de Emprego | Lisboa Antiga - Da Pré-História ao Séc. VII (D.C.) | Cidade Árabe e Medieval (Séculos VIII - XV) | Cidade dos Descobrimentos (Séculos XV e XVI) | Um olhar sobre a Lisboa de Seiscentos | Os Anos de Ouro do Barroco de Lisboa | Lisboa do Século XVIII (Últimas Décadas): - Lisboa Pombalina e Iluminista; - A Simbólica do Século XVIII | Lisboa 1800-1914 | Os Anos da Repúb. e a Ascenção do Estado Novo | Afirmação e Crise da Cidade Moderna | Anos 80, Anos 90: - De Hoje para o Futuro; - Lisboa Post-Moderna; - Reabilitação Urbana da Cidade de Lisboa.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário