HOCHSCHILD, Adam - O FANTASMA DO REI LEOPOLDO. Uma história de voracidade, terror e heroísmo na África colonial. Tradução: Manuel Ruas. Lisboa, Caminho - Colecção Estudos Africanos, 2002. In-8.º (21x14,5 cm) de 484, [4] p. ; [16] p. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante contributo histórico para a história da colonização africana pela Bélgica. "King Leopold's Ghost: A Story of Greed, Terror and Heroism in Colonial Africa é uma história da conquista do Congo pelo rei Leopoldo II da Bélgica e das atrocidades cometidas durante o período da governação da colónia pelo monarca, eventos que levaram à primeira grande campanha internacional de direitos humanos do século XX. O livro reacendeu o interesse e a investigação sobre o regime colonial de Leopoldo no Congo, mas foi recebido com alguma hostilidade na Bélgica. De acordo com o The Guardian, o livro "trouxe gritos de raiva dos colonos belgas belgas e de alguns historiadores belgas, mesmo tendo in tegrado as listas de best-sellers do país." (Wikipédia)
Livro ilustrado em página inteira com um mapa - "O Congo em 1900", e com inúmeras fotografias, desenhos e gravuras distribuídas por 16 páginas separadas do texto.
"Edmund Morel é, em finais da década de 1890, funcionário de uma companhia de navegação britânica. Ao chegar do Congo, estranhou que os navios da sua companhia trouxessem valiosos carregamentos de borracha e marfim e em troca levassem apenas soldados, abastecimentos militares e armas. O Congo era então a mais recente colónia «adquirida» pelo rei Leopoldo II da Bélgica. Morel acabou por compreender, com horror, que a origem daqueles carregamentos só podia ser uma: trabalho escravo em larga escala. Deixa o emprego e torna-se o mais importante jornalista-investigador do seu tempo. Conseguiu, através da denúncia do regime escravista do Congo e dos milhões de vidas humanas sacrificadas, despertar consciências e unir o mundo numa mesma causa. Durante anos a fio foi capaz de manter esta questão nas primeiras páginas dos jornais e desmascarar o rei Leopoldo perante a opinião pública como um homem da maior voracidade, ardiloso, dúplice, sedutor, um vilão que rivalizaria com qualquer figura romanesca."
(Sinopse)
Adam Hochschild (Nova York, 1942). "É um escritor, jornalista, professor universitário e conferencista norte americano, mais conhecido pela sua obra King Leopold's Ghost (O Fantasma do Rei Leopoldo). Hochschild nasceu na cidade de Nova York e graduou-se em Harvard (1963), em História e Literatura. Além de reconhecida obra literária sobre direitos humanos, Hochschild também escreveu para a New Yorker, Harper's Magazine, The Atlantic, Granta, o Times Literary Supplement, a New York Review of Books, a New York Times Magazine, The Nation e outras publicações. Foi ainda comentador no programa All Things Considered da National Public Radio."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Esgotado.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário