25 dezembro, 2023

VAESSEN, C.M., Pe. Guilherme - SATANÁS : sua natureza, existência e atuação. Caxias do Sul - R.S., Edições Paulinas, 1958. In-8.º (18x12,5 cm) de 157, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso ensaio sobre os "trabalhos" de Satanás, um dos nomes por que é conhecido esta figura bíblica, "inimiga" da humanidade, sobre o qual recai a culpa por todo o mal terreno, material e espiritual.
"Trabalho sério, vazado em estilo popular". Raro e muito curioso.
"Não é de bom grado, nem por gosto, nem por diletantismo que se pega da pena para abordar e focalizar certos assuntos misteriosos e, por isto mesmo, facilmente sujeitos a controvérsias e a contestações.
Assim, falarem demónio, em espírito mau, em feitiçaria, em possessão diabólica, em nossos tempos, de prodigioso progresso científico e técnico [...], não será expor-se a passar por retardatário, tolo, ridículo?
Assim foi em tempos passados, não muito distantes. [...]
Há alguns anos, as coisas mudaram. Um espírito novo soprou sobre o mundo da ciência materialista. Homens perfeitamente isentos de escrúpulos cristãos, depois de numerosas experiências, sob a inspiração da mais rigorosa crítica científica, viram-se forçados a admitir factos extranaturais. Tomemos, por exemplo, as aparições de Lourdes e de Fátima. A princípio foram recebidas, mesmo pela Igreja, com prudente desconfiança, quase com ceticismo, mas hoje são evidências que se impõem, diante de curas extraordinárias operadas ali, sob rigorosa fiscalização médica, curas absolutamente inexplicáveis pela sugestão, a super-excitação, a água fria, e o famoso sopro curativo das turbas de Zola, no veredito dos grandes cientistas. [...]
Mas, perguntará alguém, que vem fazer aqui esta longa e extemporânea dissertação sobre os milagres de Lourdes, que tem isto com Satanás? O que tem? Prova que fora deste mundo visível há outro mundo, outras criaturas, outras leis, outras forças que dão testemunho de sua existência e de sua atuação, cousas que não podem negar-se sob pena de negar a própria ciência, uma vez que a ciência nada mais é que o fruto do testemunho, da experiência dos outros. Satanás existe, não é um mito, mas um facto; o seu mundo confina como nosso ou antes o compenetra..."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Prefácio | I - Natureza de Satanás. II - Existência de Satanás. III - Satanás na Sagrada Escritura. IV - Satanás na Liturgia. V - Satanás na Tradição e na história. VI - Satanás nas tentações quotidianas. VII - Satanás nos governos e na política. VIII - Satanás na civilização moderna. XI - Satanás e a maçonaria. X - Satanás e o espiritismo. XI - Satanás e o comunismo. XII - Pacto com Satanás. XIII - Magias e feitiçarias. XIV - 
Padre Guilherme Vaessen (1873-1965). "Padre da Congregação da Missão, lazarista, nascido na Holanda, chegou ao Brasil em 1898. Após ter pregado missões em Minas Gerais, na Bahia e no Ceará, e se ter dedicado a obras de assistência aos mais pobres no Recife, foi nomeado reitor do Seminário Episcopal do Ceará, mais conhecido como “Seminário da Prainha”, em 1914, por Dom Manuel da Silva Gomes, bispo de Fortaleza, promovido a arcebispo no ano seguinte."
(Fonte: https://www.skoob.com.br/autor/22657-pe-guilherme-vaessen)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas cansadas com pequenos defeitos.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário