21 dezembro, 2023

HENRIQUES, F. de Carvalho - A QUARTA DIMENSÃO OU A TRAGÉDIA FISIOLÓGICA. Lisboa, Livraria Ferin, 1927. In-8.º (19,5 cm) de 133, [3] p. ; E.
1.ª edição.
Romance-ensaio sobre o comportamento humano face às coincidências/fatalidades da vida, contrariando de certa forma as teorias hereditárias. Tomás e Dora são muito diferentes, ele educado, ela degenerada. Esta é a história da sua "viagem", uma viagem atribulada, com incursão no mundo das drogas e da loucura, no final invertem-se os papéis.
"Bateram à porta. Madalena que costurava, sorriu docemente, porque já sabia quem era. Pôs de lado a camisa de homem à qual adaptava uns punhos novos, pegou no pequeno candeeiros e foi abrir.
- Lena, querida Lena! gritou Jorge ao entrar. Novidades magnificas, catitas!... Um beijo ao seu marido, vá.
- Mas que é isso?... Então que aconteceu? perguntava Madalena admirada e contente, retribuindo os beijos do esposo, mas felizmente não esquecendo de que ter na mão um candeeiro de petroleo aceso, enquanto nos abraçam efusivamente, representa uma não pequena responsabilidade e uma grandissima inoportunidade.
- Vais saber, meu amor, dizia Jorge brandindo um embrulho branco. Enfim!... Eu não te dizia?... Mas, com franqueza, tanta felicidade junta confesso que não esperava.
- Conta, conta depressa... E êsse embrulho? exigia Madalena cheia de curiosidade."
(Excerto do Cap. I)
Fernando Val do Rio de Carvalho Henriques (Lisboa, 1897-1962). "Com 15 anos, a 12 Junho de 1912, fez o exame de entrada no Liceu Camões, que frequentaria até 10 Julho de 1917, altura em que, com 20 anos, concluiu os estudos liceais através do Exame do Curso complementar de Sciencias, aprovado com 12 valores.3 Nos anos lectivos de 1917/18 e 1918/19, frequentou o Curso Geral no então recém-criado Instituto Superior Técnico. Pouco sabemos sobre a sua vida profissional. No documento do Processo de liquidação do imposto sobre sucessões e doações do seu pai, em 1953, é dito que ele seria ‘empregado no comércio’, o que faz sentido tendo em conta que esta era a área de actividade não só do seu pai, mas da sua família de um modo geral, e que, pelo menos, duas das suas obras técnicas visam o sector comercial. [...] Assim, parece não ter exercido enquanto engenheiro, mas não fica claro qual seria, exactamente, a sua ocupação profissional. Sabemos, no entanto, que, devido principalmente à sua família materna, teria
disponibilidade financeira que lhe permitia ser um homem viajado e de grande cultura."
(Fonte: http:/dx.doi.org/10.21747/21832242/litcomp40v4)
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Sólido, mas com falha na lombada, e cantos das pastas "esfolados". Carimbo oleográfico na f. rosto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário