14 dezembro, 2023

SILVA, F. Ferreira da -
QUAL DOS RIOS BANHA CUCUJÃES, O RIO ANTUÃ OU O RIO UL?
[Por]... Oficial da Armada. Aveiro, [s.n. - Oficinas gráficas da Coimbra Editora, L.da], 1948. In-4.º (24x16,5 cm) de 16 p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Importante subsídio hidrográfico para a história da Vila de Cucujães, freguesia portuguesa do município de Oliveira de Azeméis.
A questão de qual dos rios banha Cucujães resultou em controvérsia nos anos 40 do século passado, disputa que se mantém em aberto no presente, gerando alguma confusão e perplexidade.
Separata do vol. XIV do Arquivo do Distrito de Aveiro. Opúsculo raro e muito interessante, por certo com tiragem reduzida. A BNP dá notícia de apenas um exemplar no seu acervo.
Ensaio ilustrado no texto com duas cartas geográficas, em páginas sucessivas.
"Na Freguesia de Escariz, Concelho de Arouca, nasce um rio que corre na direcção geral e aproximada NE-SW. O seu curso é de cerca de 17 quilómetros até à confluência de Ul.
Na Freguesia de Fajões, Concelho de Oliveira de Azeméis, nasce outro rio que corre na direcção aproximada do primeiro, mas ligeiramente convergente, e junta-se-lhe na freguesia de Ul. O seu curso é de cerca de 18 quilómetros. Banha as freguesias de: Romariz, Milheirós de Poiares, S. João da Madeira, S. Roque, Cucujães, Santiago de Riba-Ul, Madail e Ul. Recebe na margem esquerda as águas dos ribeiros de Pedra-Má ou Pintor e de Cavaleiros, e na margem direita as do ribeiro da Arrifana ou da Lagoa.
Os cursos e caudais destes dois rios são sensìvelmente iguais. Da junção deles forma-se o rio que banha Estarreja e Salreu, e vai desaguar na Ria de Aveiro, a cerca de 6 quilómetros daquela vila.
Qual destes dois rios é o principal?
Quais são os seus nomes?"
(Excerto do trabalho)
Exemplar em brochura, por abrir, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário