SANTOS, Maria Carlota de Almeida - O LUGAR DA MULHER NA RECONSTRUÇÃO DO MUNDO. Lisboa, Tipografia «Élite», 1944. In-8.º (16x11 cm) de 23, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Conferência anti feminista proferida em 17 de Junho de 1944 na Federação Espírita Portuguesa sobre o papel da mulher no pós-guerra (Segunda Guerra Mundial).
Raro e muito interessante, em contra corrente com o "espírito libertador" da época.
"Depois da conflagração mundial de 1914/18 a mulher perdeu parte da sua personalidade. Tudo o que tinha de feminino, de requintado, de subtilmente superior, quási se eclipsou pelo desejo ardente das reivindicações a que, tam erradamente, chamaram, femininas.
Essas reivindicações, que não eram mais que o fruto da opressão forçada do homem mantendo a mulher num nivel de inferioridade pelas exigências do seu sexo, não foi um brado de luz, mas sim, um brado de treva, porque o gerou a revolta. E assim vimos a mulher sem preparação alguma, numa completa desordem moral, invadir lugares até aí desempenhados ùnicamente por homens. O combate pelas aspirações femininas obrigou inùmeras jóvens, soberbamente dotadas pela natureza, a dedicarem-se a carreiras opostas à sua capacidade congénita, atrofiando os seus talentos e faculdades, e isso teve por efeito torná-las estéreis, dando origem a um desperdício inútil de energias humanas.
Muitas mulheres convenceram-se de que o essencial era imitar os homens, não apenas no que era nobre, mas em tudo: nas funções, nos vícios, nos costumes, e até nas aberrações!"
(Excerto da Conferência)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na BNP.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário