DOMINGOS, Manuela D. - ESTUDOS DE SOCIOLOGIA DA CULTURA. Livros e Leitores do Século XIX. Colecção Temas de Cultura Portuguesa n.º 10. Lisboa, Centro de Estudos de História e Cultura Portuguesa : Instituto Português a Distância, 1985. In-8.º (21x15 cm) de 191, [1] p. ; [3] f. desdob. , il. ; B.
1.ª edição.
Capa: Rocha de Sousa.
Interessante obra composta por dois ensaios sobre a "Bibliotheca do Povo e das Escolas", apreciada colecção da responsabilidade de David Corazzi, publicada no último quartel do século XIX, e os "Gabinetes de Leitura", fonte divulgadora de cultura.
Ilustrado com reprodução de portadas de livros, bem como mapas, tabelas, gráficos e quadros, sendo alguns destes em folhas desdobráveis.
"Os problemas da instrução popular básica e profissional foram profundamente sentidos nas últimas décadas de Oitocentos, sobretudo pelos mais atentos analistas da conjuntura que souberam, a seu tempo, pôr o dedo nessa ferida profunda do corpo da Nação.
A preocupação pela modernização do país foi patente, ao nível da formação proporcionada àqueles que, apenas nas escolas elementares, tinham possibilidades de contactar com as ciências - nos seus fundamentos e nas suas aplicações, como, por outro lado, se fez sentir junto dos que podiam vir a ser os "quadros médios" que as revoluções industriais reclamavam. E Portugal esteve então a ponto de apanhar esse comboio.
Neste quadro se inserem as iniciativas várias de divulgação cultural, que tiveram melhor ou pior fortuna; de curta duração ou de longo alcance (não só no tempo) - as colecções de livros com esses intuitos programáticos, entre os quais figura, em lugar de destaque, a "Bibliotheca do Povo e das Escolas"."
(Excerto da Introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Apresenta notas e sublinhados a lápis e alguns, poucos, a tinta.
Invulgar.
Com interesse histórico e bibliográfico.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário