06 novembro, 2023

OS SUPPLICIADOS NA PRAÇA NOVA NOS DIAS 7 DE MAIO E 9 DE OUTUBRO DE 1829.
Porto : 17 de Julho de 1878. [Porto], [s.n.], 1878. In-8.º (20 cm) de 16 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Homenagem aos "Mártires da Liberdade" - os 12 liberais executados na Praça Nova (actual Praça da Liberdade), Porto, em 1829.
"Há 190 anos a cidade do Porto foi palco de uma barbárie, seguramente das mais marcantes da sua história: o enforcamento de 12 liberais pelo regime Miguelista na então Praça Nova, hoje Praça da Liberdade, no seguimento da rebelião liberal ocorrida em maio de 1828 nas cidades do Porto e de Aveiro. A 7 de maio de 1829 foram executados 10 homens e, a 9 de outubro, os restantes dois. A Misericórdia do Porto deu um exemplo de independência face ao poder político e de sentido de humanismo cristão, quando tratou de os acompanhar desde a Cadeia da Relação até ao local da forca, e de recolher e enterrar os seus corpos."
(Fonte: https://www.mmipo.pt/pt-pt/noticias/a-descoberta-do-porto-liberal-os-martires-da-liberdade)
"Todas as grandes ideias téem seus martyres; teve martyres a grande doutrina de Christo, cuja moral só poderia reconstituir uma sociedade viciada; teve martyres o grande emprehendimento dos povos em prol da civilisação de hordas indigenas; e téem finalmente martyres as grande innovações.
O Porto possuiu d'esses martyres, o Porto colloca os seus nomes ao lado dos brazões da cidade da Virgem, o Porto condecorado com esses vultos gloriosos toma para si o nome de - berço da liberdade.
Sim, foi elle que primeiro levantou grito contra a oppressão e foi elle que mais denodadamente appareceu em campo para anniquilar aquillo que d'ahi a pouco, quando a Europa inteira fosse livre, para elle constituiria um verdadeiro opprobrio.
O sangue que os venturosos martyres da liberdade derramaram sobre o cadafalso será um signal de profundo respeito para esta cidade, repetimos, - o berço da nossa liberdade, o defensor convicto dos grandes principios. [...]
Quem ha ahi que não conheça o triste drama de sangue em que figuraram os benemeritos cidadãos a quem esses despojos pertencem?
Quem haverá que não estremeça, recompondo na imaginação as atrocidades espectaculosas de 7 de maio e 9 de outubro de 1829, desdobradas no seio d'esta cidade, á custa da morte vilipendiosa de 12 cidadãos apenas réus da sua dedicação pela liberdade?"
(Excerto do Preâmbulo)
Índice:
[Preâmbulo] | Programma da Transladação das ossadas dos Martyres da Patria, do pateo da Igreja da Misericordia, para o cemiterio privativo da Santa Casa, no Prado do Repouso, no dia 17 de junho de 1878 | Auto de desenterramento feito a 7 de maio de 1836 | Auto de prestito e desenterramento | 7 de maio.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Frágil, com pequenos defeitos.
Raro.
Com interesse histórico.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário