01 outubro, 2020

MANUAL DE PREPARAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL - PROVÍNCIA DE ANGOLA : Conselho Provincial de Educação Física
. [S.l.], [s.n. - Tipografia Minerva - Vila Nova de Famalicão], 1959. In-8.º (21 cm) de 138 p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Inovador manual sobre preparação física exclusivamente dedicado à prática do futebol concebido em Angola, exemplo demonstrativo do interesse que a ex-colónia votava ao desporto-rei.
Ilustrado com quadros ao longo do texto e uma tabela em folha desdobrável.
"A doutrina pedagógica que este último manual expende, as normas de conduta e os princípios de orientação metodológica, didáctica e técnica do treino e da aprendizagem, que preconiza, aplicam-se integralmente ao futebol.
Convém, por isso, definir as causas que aconselharam a publicação de um manual particular para este jogo desportivo.
O futebol é, de há longos anos, o desporto-rei no ambiente desportivo nacional metropolitano e ultramarino; aquele que goza de maior expansão e popularidade, apesar do enorme incremento que algumas outras modalidades têm tido nos últimos anos, tais como o volei, o basquete, o hoquei em patins e o ténis de mesa, para nos referirmos às mais significativas.
São perfeitamente naturais as causas da sua popularidade e o agrado que a sua prática desperta entre a juventude. Trata-se de um jogo de profundas exigências técnicas e tácticas, de múltiplas regras, mas fàcilmente compreensíveis. A sua finalidade imediata é clara e para ela trabalham numa acção individual e de conjunto, perfeitamente equilibrada e a todos visível, os onze elementos da equipa.
Jogo tradicional, há longos anos importado de Inglaterra, tem um sentido de luta e de competição, particularmente vincado, que se mantém vivo até ao final da prova, se o valor desportivo das equipas se equilibrar.
Sucede ainda com esta modalidade, talvez mais do que com nenhuma outra, pelo menos entre nós, que a popularidade do futebol, as paixões clubistas, que a seu respeito se manifestam com particular intensidade, e o profissionalismo que estrutura a constituição das suas equipas ou a selecção da maior parte dos seus elementos, realidade só desconhecida pelos que negam a evidência, constituem factores que tornam tal preparação ainda mais necessária, agravando as exigências naturais que o jogo já por si oferece."
(Excerto de Preâmbulo)
Sumário:
Prâmbulo. | I - Orientação geral do treino do futebol. A) Princípios de base; B) Objectivos da preparação física no futebol; C)  Actividades físicas essenciais à preparação física no futebol; D) Orientação geral da colaboração médico-pedagógica. II - O problema técnico da preparação física. A) Generalidades; B) Teoria sobre a ginástica, os jogos educativos, as corridas e o «cross»; C) Orientação geral da ginástica prática; D) Orientação das corridas, do «cross» e dos jogos educativos. III - A preparação física na aprendizagem e no treino de futebol. A) Generalidades; B) Natureza dos exercícios na preparação física futebolística: a) Generalidades; b) Resistência orgânica; c) Força muscular; d) Flexibilidade e agilidade; e) Coordenação neuro-motriz; f) Domínio corporal; g) «Adresse» (Habilidade). C) Aptidões particulares ao futebol. Seus exercícios. Grupos de exercícios. D) Grupos de exercícios, visando às qualidades físicas necessárias ao futebolista. E) Grupos de exercícios, visando ao treino das aptidões particulares necessárias ao futebolista. F) Três lições de preparação física no futebol. G) Relação dos músculos que interferem no acto respiratório. H) Quadro referente às principais articulações interessadas no futebol (eixos e amplitudes de mobilização e músculos interessados). Vantagens e inconvenientes  dos estágios. Sua orientação geral. I) Vantagens e inconvenientes dos Estágios. Sua orientação geral.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Na capa e na f. rosto ostenta carimbo oleográfico do Sport Moçamedes e Benfica.
Raro.
Com interesse histórico e desportivo.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário