14 outubro, 2020

COUTO, Heitor - CARTILHA DO ESPIRITA PRINCIPIANTE.
Noções elementares do Espiritismo. Para se proceder a experiencias de convencimento e evocações. Pelo espiritualista...
Lisboa, Livraria Economica, [191-]. In-8.º (18,5 cm) de 32 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho sobre a sciencia espirita, contendo casos práticos do conhecimento do autor - portugueses e estrangeiros.
Ilustrado com bonitas gravurinhas ao longo do texto. Inclui ainda o abecedario-algarismo.
"Quando os singulares phenomenos do Espiritismo começaram a manifestar-se, ou antes, a renovar-se, pois que a descoberta data de eras remotas, o primeiro sentimento que taes revelações excitou foi a duvida a respeito da sua realidade e mais ainda a respeito da sua causa. Logo, porém, que foram verificadas por testemunhas irrecusaveis e pelas experiencias, que todos podem fazer, aconteceu que cada um interpretou taes revelações a seu modo, segundo as suas idéas pessoaes ou as suas crenças."
(Excerto da Introducção)
"Se ouvirmos bulha de moveis que tombam com estrondo, queda no chão de diversos objectos, portas e janellas que se abrem e fecham por mãos invisiveis, vidros que estalam e se partem, louça que se quebra, bulha estranha nas casas e objectos arrastados pelo solo e que ao verificar se encontra tudo inteiro e nos seus logares... é opinião de alguns faanticos, em coisas sobrenaturaes, que são Espiritos que descendo á terra se dirigem a nós, a fim de nos descobrirem alguma cousa ou encarregarem de alguma missão. [...]
Eu tive uma criada, rapariga nascida n'um logarejo, lá para Traz-os-Montes, e tão ignorante, que nem lêr sabia, que tinha a faculdade de medium.
N'umas experiencias espiritas que fiz em casa, por mero passatempo, pois ainda não acreditava no espiritismo, a mesa que não se mechia apesar de eu, minha mulher e minha cunhada ter sobre ella as mãos e conservarmo-nos em absoluto mutismo, por largo espaço de tempo, começava logo a estremecer assim que a serva lhe punha as mão em cima."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de coinservação.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário