SANTOS, Francisco Reis - AGUAS MEDICINAES DA FONTE NOVA (Torres Vedras). Bicarbono-chloretadas sodicas, lithinicas, ferreas-sulphydricas e acidulo carbonicas, Frias e hyposalinas. Relatorio Medico de 1895-96. Lisboa, Typographia Costa Sanches, 1897. In-8.º (21,5 cm) de 35, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história das Termas da Fonte Nova, em Torres Vedras. A contracapa reproduz uma gravura do estabelecimento balnear da autoria de Alberto (des.) e Christino (grav.).
"A 24 de maio de 1895 inaugurou-se solemnemente o estabelecimento da Fonte Nova. E na presença das pessoas importantes da terra, presidente da camara, antigo deputado do circulo, administrador do concelho, medicos de Torres e de Lisboa, representantes da imprensa da capital e de Torres e d'um grande concurso de povo, procedeu-se á cerimonia religiosa da benção das aguas e lavrou-se e assignou-se o competente auto.
Foi um dia de verdadeira festa. A villa de Torres que já possuia um estabelecimento hydrologico, os Cucos, associou-se á solemnidade e em manifestações ruidosas demonstrou bem claramente que comprehendia o alcance do novo emprehendimento.
Dias depois começou a funcionar o estabelecimento, inscrevendo-se então o primeiro doente; e durante toda a epocha até outubro inscreveram-se mais oitenta e nove. [...]
Em maio de 1896 começou a segunda epocha, a concorrencia augmentou bastante, voltaram muitos doentes do primeiro anno e appareceram outros de novo O campo de observação de anno para anno ia-se alargando e eu ia adquirindo os elementos para poder passar um attestado lisonjeiro para a aguas da Fonte Nova. [...]
A approximação de Torres Vedras, de Lisboa, com communicações faceis e commodas, a existencia das aguas dos Cucos e da Fonte Nova que em muitos casos se completam, podem permittir com facilidade que Torres Vedras se transforme n'uma das mais completas estações d'aguas de Portugal.
O estudo geral que me foi necessario fazer para poder comprehender o cado especial d'umas determinadas aguas, levou-me a um certo numero de conclusões banaes, para os homens de sciencia, para os profissionaes, mas ainda assim pouco conhecidas do grande publico."
(Excerto do preâmbulo)
Matérias:
[Preâmbulo]. | Introducção. | As aguas: - Propriedade physicas; - Composição chimica; - Classificação; - Effeitos do organismo; - A acção physiologica e therapeutica das aguas. | Os doentes e as doenças. | Observações clinicas [14 observações].
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa frágil com carimbo e pequena falha de papel no canto sup. direito.
Raro.
20€
Sem comentários:
Enviar um comentário