20 outubro, 2020

VARELLA, Reynaldo - NOVO E APERFEIÇOADO METHODO PARA APRENDER A TOCAR GUITARRA PORTUGUEZA.
Sem auxilio de professor. Original de... Este livro além das explicações precisas, contém grande numero de peças recreativas principalmente Fados e Canções
. [Lisboa], Armazem de Instrumentos Musicos de Viuva Rangel, Maia, L.ᴰᴬ, 1924. In-4.º (27,5 cm) de 46 p. ; B.
1.ª edição.
"Este meu compendio é dedicado aos amadores na nossa Guitarra tão genuinamente portugueza, e, principalmente, aos cultivadores da nossa Canção Nacional, que pelo meu processo de algarismos tão claro e de facil compreensão, ppoderão aprender a tocar e a acompanhar os nossos mais belos fadinhos.
Explicarei este meu sistêma em duas afinações: na do Fado propriamente dita e na Natural (afinação mais antiga e primitiva), mas menos propria para a nossa Canção Nacional."
(Prefacio)
"A Guitarra compõe-se de caixa harmonica ou caixa de ressonancia, ladeado por ilhargas da mesma madeira do tampo inferior, e que fazem junção com o tampo superior, que pode ser de casquinha ou pinho de Veneza, envernizado a branco. No tampo superior ha um buraco, geralmente redondo que serve para reflectir o som. Sobre esse mesmo tampo pouza um cavalete, de madeira, osso ou marfim, sobre o qual passam as doze cordas, divididas em seis cordas duplas e que partindo d'um atadilho de metal, prêzo no centro das ilhargas, vão encaixar-se nos doze parafuzos do leque, tambem de metal, situado na extremidade do braço. [...]
O discipulo deve collocar a mão direita um pouco inclinada e pouzando o dedo minimo sobre o tampo superior, ficando os outros dedos livres para tocar peças de musica com ou sem acórdes. Se tocam fados com as suas competentes variações, empregarão os dedos indicador e pollegar. [...]
Os dedos da mão direita, excepto o minimo, devem ter as unhas alguma coisa crescida, mas não em bico. Os dedos da mão esquerda excepto o pollegar, devem ter as unhas cortadas rentes, para poderem pizar as cordas sobre os respectivos pontos ou divisões de escala.
A palma da mão esquerda não deve ficar encostada ao braço. A posição do corpo bem direita e os pés unidos. A guitarra pouza sobre as côxas, ficando levemente inclinada para a esquerda."
(Excerto de Descripção da guitarra)
Matérias:
Prefacio. | Descripção da guitarra. | Afinação do Fado Corrido. | Fado Corrido em tom menor. | Fados com Acordes - Fado de Coimbra. | Fado da Mouraria. | O Vira de Coimbra. | Fado da Meia Noite. | Recordações da Arrabida. | Fado Portuense. | Da Afinação Natural : Peças recreativas - Fado Conde d'Anadia; Marcha Brilhante; Fado das mãos pequeninas; No Baile (Valsa).
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, com vestígios antigos marginais de humidade.
Raro.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário