09 outubro, 2020

SILVA, Agostinho da - A VIDA DOS ESQUIMAUS.
(Texto organizado por...)
. Lisboa, Seara Nova, 1938. In-8.º (19 cm) de 29, [3] p. ; il. ; B. Col. À Volta do Mundo
1.ª edição.
Curiosa monografia sobre o povo esquimó.
Ilustrada com um mapa das Regiões Polares Árticas, e três fotogravuras ao longo do texto, duas delas em página inteira.
"Os esquimós são os povos indígenas que habitam tradicionalmente regiões em torno do Círculo Polar Ártico (povos circumpolares), no extremo norte da Terra, como a Sibéria oriental (Rússia), o norte do Alasca, do Canadá e da Gronelândia. O seu modo de vida tradicional inclui a pesca e a caça, aproveitando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível, além de colherem bagas durante o verão."
(Fonte: wikipédia)
"Ao contrário do que sucede com a região antártica, as terras árticas são habitadas; existem aí esquimaus, samoiedes e tchuktches. Os samoiedes, que são uma raça aparentada com os filandeses, encontra-se à volta dos mares de Barentz e de Kara; os tchuktches habitam o nordeste da Sibéria. Os esquimaus, de que vais conhecer o aspecto e os costumes, vivem na Groenlândia, nas bordas do estreito de Bering - para norte de Kamchatka, do lado da Sibéria e no Alaska do Norte, ao lado da América, - e ainda nos territórios setentrionais do Canadá.
São apenas uns milhares de homens que se distribuem em pequenos grupos, e que não teem habitação fixa; a falta de recursos oferecidos pelo solo obriga-os a uma contínua deslocação; mal esgotam o que um lugar lhes oferece teem de passar a outro; entram, por isso, na categoria dos povos chamados nómadas.
Os pontos em que vivem os esquimaus são do mais desolado que existe em tôda a terra; o solo está coberto de gêlo 6 a 8 meses por ano e a noite polar dura entre 4 e 5 meses; a temperatura chega por vezes a 60º abaixo de zero.
Os esquimaus são em geral muito baixos; é raríssimo haver algum que exceda 1m60."
(Excerto do texto)
Exemplar em brochura bem conservado.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário