06 outubro, 2020

MATTA, José Nunes da - QUERER E NÃO QUERER : comedia em 3 actos
. Lisboa, Imprensa da Livraria Ferin, 1918. In-8.º (22,5 cm) de 62, [2] p.
1.ª edição.
Curiosa peça de teatro em verso, incursão pouco habitual do autor neste género literário, tendo no entanto publicado no mesmo ano uma outra comédia - Ilusão e realidade.
"Quando em Agosto começámos a escrever a presente comedia, tencionavamos destinal-a exclusivamente a um pequeno teatro particular da provincia, em cujo palco figuram apenas quatro personagens, duas damas e dois cavalheiros. De modo algum era tenção nossa publical-a, por ser um trabalho feito á pressa e por assim dizer sobre o joelho. [...]
Tambem influiu na publicação o facto de alguns individuos gostarem de coleccionar esta ordem de trabalhos literarios, ainda que sejam mediocres, havendo-os tambem que preferem ler dramas e comedias a vel-as representar. [...]
O intuito principal da comedia consiste em atacar a inconstancia do sentir humano. Queremos com grande empenho o que não possuimos, e perdemos esse empenho e interesse, ao satisfazermos o nosso desideratum. Se, porém, deixamos de possuir, de novo, o que já tinhamos alcançado, então redobram a ânsia e o desespero. A isto se reduz a comedia."
(Excerto do Prefacio)
"Por acaso, terminamos o trabalho em um dos dias mais memoraveis da Historia da Humanidade, o dia 11 de Novembro de 1918, em que foi assinado o armisticio entre os Aliados e a Alemanha, confessando-se esta vencida.
Esta data memoravel pode bem ficar ao lado das datas mais memoraveis do nosso planeta. Tais são a mudança da inclinação do eixo de rotação da Terra que deu lugar ao afundamento da Atlantida e ao rompimento do istmo de Gibraltar, resultando o famoso diluvio dos povos que habitavam as fundas margens do primitivo Mediterraneo... "
(Excerto da Explicação final)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Sem capas. Pequeno rasgão à cabeça, sem perda de papel. Carimbo de posse na f. osto e 1.ª página de texto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário