02 outubro, 2020

APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DO LUGAR DO BALEAL
. [Introdução de Severo Baptista Cruz de Morais]. Porto, Imprensa Portuguesa, 1953. In-4.º (23,5 cm) de 95, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história do Baleal - ponto de veraneio situado no concelho de Peniche conhecido pela sua beleza natural  - e a sua posse e pertença.
"Baleal é uma pequena península (outrora ilha) situada ao norte de Peniche, na região Oeste, de Portugal, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. Na continuidade da península existe, a Sul, o ilhéu de Terra, e a Norte a ilha das Pombas e o ilhéu de Fora. O Baleal herdou esta denominação devido à grande pesca de baleias e atum no passado."
(Fonte: wikipédia)
"Tudo tem a sua história. Até a História também tem a sua própria história.
O lugar do Baleal - que é uma península entre as praias de Peniche e Foz do Arelho , e que faz parte, com outros lugares da freguesia de S. Leonardo, da Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, comarca das Caldas da Rainha, distrito de Leiria, província da Estremadura e patriarcado de Lisboa - não pode deixar de ter também a sua história.
As suas belezas naturais têm ocupado poetas e escritores, mas creio bem que até hoje a sua verdadeira história não preocupou quem quer que fosse."
(Excerto da introdução, Explicação)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário