31 outubro, 2020

AMZALAK, Moses Bensabat - A SALICULTURA EM PORTUGAL : materiaes para a sua história
. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso nas oficinas do Museu Comercial, Lisboa], 1920. In-4.º (25 cm) de [2], 66, [4] p. ; il. ; B. Separata do «Boletim da Associação Central da Agricultura Portuguesa» - n.os 4, 5, 6, 10, 11 e 12 - Volume XXII (1920)
1.ª edição independente.
Importante subsídio para a história da salicultura em Portugal.
Livro ilustrado com quadros e tabelas ao longo das páginas de texto.
Desta obra tiraram-se 200 exemplares numerados e rubricados pelo autor. (O presente não se encontra numerado nem rubricado).
Obra dedicada pelo autor ao seu "muito querido amigo Francisco d'Almeida Carmo e Cunha", professor jubilado do Instituto de Ciências Económicas e Financeiras.
"O cloreto de sódio ou o sal, como vulgarmente se designa, é um dos produtos mais úteis e mais freqûentemente se aplica na alimentação, na agricultura, na indústria e até na terapêutica.
O seu uso vem da mais remota antiguidade. Na Bíblia fala-se freqùentemente nessa substância.
Algumas regiões adoptaram o sal para usos litúrgicos. Na Abissínia o sal entre os indígenas constitui a moeda, exercendo as funções de instrumento de troca e de mediação de valores. Na Costa de Ouro na Ásia é o sal o objecto mais valioso, depois do ouro, chegando-se a adquirir um escravo a trôco de um punhado de sal.
Portugal é na Europa o país salícola por excelência. Os estrangeiros reconhecem que o sal português é o melhor e o mais estimado nos mercados consumidores.
O sal português é em geral mais branco e mais limpo, e o sal chamado sal grosso é muito mais deliqùescente que o estrangeiro. É esta rezão que leva os comerciantes, os fabricante e os pescadores do norte da Europa, da América e igualmente do Brasil a preferirem o sal português."
(Excerto do Capítulo I, O sal - O sal português)
Índice:
Dedicatória. | I - O sal - O sal português - Antiguidade das explorações salícolas em Portugal - Sua evolução histórica. II - A roda do sal - Sua antiguidade - Uma página da política comercial de Portugal com a Holanda - A extinção da Roda do Sal - Crítica desta instituição. III - Monopólios e impostos sôbre o sal - Em Portugal, na Índia e em Macau - A pretendida tributação do sal português em Espanha. IV - Sinopse da antiga legislação portuguesa sôbre comércio e indústria do sal. V - A técnica da salicultura em Portugal - Estado actual e importância desta indústria no nosso país. | Apêndice: A) O sal em Cabo Verde; B) A arte do sal; C) A física e a química do sal marinho; D) A salinidade das águas do mar; E) A defesa dos interêsses salícolas portugueses.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e documental.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário