07 julho, 2020

TEIXEIRA, Padre Manuel - MÁRTIRES QUE PASSARAM POR MACAU. Pelo... [Macau], Edição do Centro de Informação e Turismo de Macau, 1965. In-4.º (26,5 cm) de 44 p. ; B.
1.ª edição.
Apontamentos históricos e biográficos sobre missionários que passaram por Macau em missão de evangelização do Oriente, e que viriam a ser martirizados no desempenho do seu mister.
"No jornal The Clarion, publicado em Macau durante a última guerra mundial, apareceu no seu n.º 5 do Vol. 11 de 13 de Abril de 1945 um editorial intitulado «Saints of South China», subscrito por Francis X. Ford, bispo Maryknoll. Nesse artigo apontavam-se os nomes de 9 mártires que passaram por Macau, Hong-Kong ou Cantão. [...]
Destes 9 mártires apontados no artigo do Bispo Ford apenas 5 foram beatificados. Ora, repartidos estes 5 mártires pelas três cidades supraditas, muito pouco tocaria a cada uma. Felizmente que esta lista é muito incompleta no que respeita à Cidade do Nome de Deus de Macau, por onde passaram não só beatos, mas santos, e não só espanhóis ou chineses, os únicos que o articulista menciona, mas também portugueses.
Macau, Manila, Nagasáqui - eis as cidades santas do Extremo Oriente! Santas, porque santificadas pelas pègadas, suores e sangue de muitos mártires e santos.
Saindo da primeira e da segunda destas cidades, iam esses heróis do apostolado colher na terceira e gloriosa palma do martírio. Macau e Manila são, pois, as cidades que mais mereceram da Igreja na gloriosa cruzada da salvação das almas do Extremo Oriente."
(Excerto do preâmbulo)
Matérias:
Mártires no Japão. | Mártires da China. | Mártires na Coreia. | Mártires no Tonquim.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capa cansada, com defeitos. Sem contracapa e última folha de texto, que inclui parte da lista-resumo por ordem alfabética dos mártires que passaram por Macau.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário