08 julho, 2020

CARVALHO, Albino de - CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DAS PRINCIPAIS MADEIRAS DE RESINOSAS INTRODUZIDAS NO PERÍMETRO FLORESTAL DE MANTEIGAS (SERRA DA ESTRELA). Por... Engenheiro Silvicultor : Estação de Experimentação Florestal - Alcobaça. Estudos e Divulgação Técnica. [S.l.], Secretaria de Estado da Agricultura : Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, 1965. In-4.º (23 cm) de 291, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio sobre o estado silvícola da Serra da Estrela.
Monografia ilustrada ao longo do texto com trabalhos fotográficos e desenhos do autor.
"O Perímetro Florestal de Manteigas, com uma superfície de cerca de 7 000 ha, faz parte da extensa área de incultos da Serra da Estrela, dos quais foram reconhecidos com aptidão florestal aproximadamente 24 800 ha. [...]
A arborização iniciada nos fins do século passado, processou-se quase exclusivamente com o Pinheiro branco, sendo ainda hoje a espécie mais representativa no Perímetro. Formaram-se povoamentos puros de considerável extensão que ocupavam não apenas as zonas de cota mais baixa, mas subiam mesmo até aos 1 200 m, excepcionalmente aos 1 300 m de altitude.
Reconhecida, porém, a dificuldade de adaptação da essência às condições adversas do meio, processou-se a introdução de outras espécies, tanto de Folhosas, como de Resinosas, indígenas e exóticas, supostas mais apropriadas para a «estação».
E experiência longa e extensa a que se procedeu, embora não cientìficamente delineada, teve o grande mérito de criar uma vastíssima parcela de estudo, de maior interesse e utilidade, não só para a região em causa, mas também para muitos outros perímetros edafo-climàticamente semelhantes."
(Excerto do preâmbulo)
Índice:
[Preâmbulo]. | I - Introdução; Material e métodos. II - Estudo sistemático das madeiras Resinosas exóticas introduzidas no Perímetro Florestal de Manteigas. III - Estudo de outras características das madeiras e das árvores produtoras. IV - Estudo comparativo tecnológico da madeira e da aptidão florestal das essências Resinosas introduzidas no Perímetro Florestal de Manteigas. Conclusões. | Sumário. | Referências Bibliográficas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa com traço vertical.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário