CARVALHO, Henrique de - A HEROINA DA ROTUNDA. Novella historica, amorosa e patriotica. Lisboa - V - X - MCMXI. Editor: O auctor. Lisboa, Typ. A Nacional, 1911. In-8.º (21,5 cm) de [12], 77, [1] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Novela comemorativa do 1.º aniversário da proclamação da República, baseado no relato da própria "heroína da Rotunda", que terá participado nos acontecimentos revolucionários. Ao pedido do autor para escrever umas "notas simples" que guiassem o trabalho de elaboração da presente história, terá entregue um "relatório" - nas palavras de Henrique de Carvalho - "uma perfeita novella!", que ele apenas retocou, "tocando apenas aqui e ali alguma rebeldia de estylo ou bujarda grammatical, porque, como é sabido, as meninas bonitas são incompativeis com os compendios caturras da nossas escolas...".
Livro totalmente impresso sobre papel couché, ilustrado com cinco retratos (em página inteira) do autor, e de eminentes figuras republicanas a quem Henrique de Carvalho dedica a obra: Machado Santos; Antonio José d'Almeida; João Chagas; Ribeiro de Carvalho.
"Que noite, que noite a d'hontem!... Só uma grande coragem, ou antes, só um grande amor faria que eu, timida e delicada criança, me tansformasse n'uma revolucionaria feroz, n'uma heroina! Sim. E todos se vão admirar quando souberem que a filha do general***, aquella morena esbelta que d'antes descia saltitante o Chiado, é nada menos que o sujo gavróche que alinhava estas notas, sobre o montão das barricadas da Rotunda, a carabina entre os joelhos, os olhos bebendo no sol os rutilos clarões da esperança libertadora...
Ai, se elles dessem pelo meu disfarce... que vergonha e que troça!... Jorge, o noivo querido, que, prostrado de fadiga, acolá repousa estendido de papo para o ar, era capaz de enlouquecer de desespero... Se elle soubesse!... Não calculam o trabalho que tenho para me furtar ás suas vistas... é como o jogo das escondidas..."
(Excerto do Cap. I)
Bonita encadernação inteira de percalina com a bandeira nacional e ferros gravados a ouro na pasta anterior.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito raro.
Com interesse histórico.
65€ - Reservado
Sem comentários:
Enviar um comentário