28 julho, 2020

GRAINHA, Prof. M. Borges - HISTORIA DO COLÉGIO DE CAMPOLIDE DA COMPANHIA DE JESUS : escrita em latim pelos padres do mesmo colégio onde foi encontrado o manuscrito. Traduzida e prefaciada pelo Prof. M. Borges Grainha e mandada publicar pela Comissão Parlamentar nomeada pela Câmara dos Deputados da República Portuguesa para proceder ao exame dos papéis dos Jesuítas. Coímbra, Imprensa da Universidade, 1913. In-4.º (23,5 cm) de  LXXVI, 148 p. ; il. ; B.
Importante monografia sobre o Colégio de Campolide.
Livro ilustrado com estampas extratexto que reproduzem membros da Companhia, vistas do interior e exterior do Colégio, documentos fac-símile, etc.
Índice:
Esclarecimentos preliminares para a exacta compreensão desta história. | I – Porque se publica em primeiro logar a História do Colégio de Campolide. II – O documento em si e o seu valor histórico e literário. III – O Fundador do Colégio de Campolide e os motivos da sua misteriosa vida jesuítica. IV – Colégios para pobres transformados em colégios para ricos e relutância dos jesuítas em gastar dinheiro com o ensino de crianças pobres. V – Antipatriotismos dos jesuítas portugueses. Algumas das suas casas colocadas sob nomes de estrangeiros e resultados pitorescos e aflitivos dessa manigância. VI – Os jesuítas para se restabelecerem em Portugal foram auxiliados pela família rial, pelo alto clero, pelos chefes políticos, pelos altos funcionários, e pela aristocracia e burguesia afidalgada. VII – Engrandecimento material do Colégio de Campolide com o dinheiro das beatas, dos amigos e dos alunos. VIII – Instrução e educação dos alunos de Campolide e dos outros colégios jesuíticos, deficiência do ensino e fanatismo religioso e monárquico da educação. IX – Influência religiosa, social e política dos padres de Campolide. As Festas e as Congregações dos antigos alunos. Exercícios ao Clero. O Partido Nacionalista e as lutas eleitorais.
História do Colégio de Campolide. [Tradução da história do Colégio de Campolide em 2 capítulos introdutórios, seguidos de outros 44, por ordem cronológica, que compreende o período da sua história entre 1854 e Agosto de 1909].
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta falha de papel nos cantos, e rasgão (sem perda de papel) na capa posterior.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário