10 julho, 2020

MONTENEGRO, Ayres - FISIO-PATOLOGIA DO AVIADOR : capacidade fisica para a aviação. Tese de doutoramento apresentada á Faculdade de Medicina de Lisboa. [Por]... Tenente medico da Escola Militar de Aviação. Lisboa, Imprensa Africana, 1919. In-8.º (21,5 cm) de 67, [1] p. ; [3] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra pioneira sobre as condições físicas dos pilotos-aviadores de combate. Estudo desenvolvido na Escola Aeronáutica Militar, em Vila Nova da Rainha, e editado pouco tempo após o final da Primeira Guerra Mundial. Trata-se do primeiro trabalho que sobre este assunto se publicou entre nós. O autor agradece e dedica a obra a familiares próximos, e aos Drs. José Maria Branco Gentil e Marck Athias, ao seu comandante, Major Cifka Duarte, e aos seus camaradas Cap. Ribeiro da Fonseca, Cap. Santos Leite, Cap. Alfredo dos Santos Silva, Cap. Carlos Esteves Beja, Ten. Paiva Simões, Ten. Sérgio da Silva, Alf. António Correia, Alf. Emílio de Carvalho, Alf. Jorge d'Ávila e Alf. António Dias Leite. Com uma menção também a seis condiscípulos e amigos.
Livro ilustrado com tabelas no texto e com 3 gráficos em separado:
1) Modificação da tensão arterial e do pulso produzidas pelo vôo n'um piloto de 28 anos, com 4 de aviação;
2) Modificações de pressão arterial e do pulso produzidas pelo vôo (Auto-observação);
3) Gráfico "Altimetro", relacionado com a variação da altitude.
"No momento historico que atravessamos, em que a aviação depois de se ter revelado militarmente como uma arma formidavel parece querer marcar num proximo futuro um logar de primacial importancia na vida de relação dos ovos, tudo quanto, por modesto que seja, se relacione com o assunto, deve, em meu entender sêr publicado.
Dentre os multiplos aspectos porque tem de sêr encarado, realça o que respeita á escolha do aviador sob o ponto de vista da sua capacidade fisica.
Para isso é indispensavel conhecer-se primeiro as condições a que está subordinado o aviador antes, durante e depois do vôo e em seguida estudar-se a natureza das suas reacções em face d'elas.
O que vae lêr-se é o esboço d'um trabalho que a falta de tempo, os meus recursos e a soma de dificuldades de toda a ordem que se anteolharam não me permitiram fazer de maior vulto. Aos elementos colhidos na dispersa e pouco volumosa literatura estrangeira sobre o assunto, junto os resultados da minha observação pessoal, colhidos nas impressões de varios vôos executados, os primeiros num Farman pilotado pelo Ex.ᵐᵒ Capitão Esteves Beja que interessado pelo meu trabalho poz generosamente á minha disposição a sua inescedivel pericia de aviador. Por isso lhe deixo consignada a expressão do meu reconhecimento.
Agradeço tambem ao ex.ᵐᵒ comandante da Escola de Aviação o tel-os consentido, e a todos os oficiaes, pilotos e observadores o terem-se submetido gentilmente ao meu interrogatorio."
(Introdução)
Matérias:
Introdução. | Cap. I - Preliminares. - Mal das altitudes - Mal das montanhas. - Patogenia. Cap. II - Mal dos aviadores. - Pressão arterial: Pressão maxima; Descida. - Sensibilidade cutanea. - Reflexas tendinosas. - Hiperglicêmia. - Força muscular, resistencia á fadiga. III - Variações do pulso. IV - Capacidade fisica para a aviação: - Aparelho respiratorio; - Aparelho circulatorio; - Orgãos abdominais; - Sistema nervoso; - Ouvido; - Equilibrio; - Aparelho visual. | Conclusões. | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Apresenta mancha na capa. Escritos, sobretudo a lápis, no verso da capa e na f. rosto.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional (BNP), ou noutra qualquer outra fonte bibliográfica do nosso conhecimento.
Com interesse histórico e aeronáutico.
Peça de colecção.
Indisponível

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