13 julho, 2020

MATHEWS, Basil - A PERSPECTIVA DE VICTORIA. Por... Londres, R. Clay & Sons, Ltd., 1918. In-8.º (21,5 cm) de 16 p. (inc. capas)
1.ª edição.
Interessantíssimo opúsculo anti-germânico, publicado no último ano de guerra, clarificador do ponto de vista e intenção dos aliados em relação à contenda e à aniquilação da Alemanha, meio para evitar futuros confrontos de larga escala.
"Com a aproximação do quarto inverno de guerra e os seus inevitaveis e crescentes appellos á nossa firmeza, á nossa energia e força de vontade, de uma ou outra maneira não podemos deixar de nos dirigir a famosa pergunta de Ruskin: "Se geralmente fallando, estamos andando para a frente, e neste caso, para onde vamos?"
Sabemos que na resposta a essa pergunta se encerra tudo quanto para nós vale nesta vida, assim como para aquelles que vierem depois de nós."
(Preâmbulo)
"Só podemos saber "se estamos andando para a frente" se sabemos até onde podemos chegar. Qual é o nosso objectivo? Qual o porto dos nossos desejos?
Hoje o que sobretudo desejamos, é alcançar uma paz profunda, ampla e duradoura. Não nos limitamos a querer ver o termo desta guerra, embora cada vez o desejemos com mais intensidade, pois que os seus horrores augmentam e recrudesce a ceifa de preciosas vidas. Temol-as, tanto como a um pesadelo, umas treguas parodiando a paz; umas treguas que apenas serviriam de cortina por detraz da qual estivesse montando uma nova machina de guerra, mais abominavel ainda, para a destruição da vida de nossos filhos, como esta tem destruido a nossa. Tão pouco queremos uma paz que se arraste em moletas. O que procuramos, tem de ser muito mais digno dos sacrificios innominaveis que as nações teem feito e estão fazendo."
(Excerto do Cap. I)
Matérias:
[Preâmbulo]. | Cap. I. | Cap. II. | Cap. III. 1 - A guerra é um crime premeditado contra a humanidade; 2 - O jury mundial da humanidade deu por provado o crime dos poderes constituidos pela Allemanha; 3 - Os poderes constituidos pela Allemanha continuam ainda impenitentes. 4 - Por consequencia, esta machina militar prussiana tem de ser quebrada.. 5 - Temos poder para quebrar o militarismo prussiano; 6 - Determo-nos nestas alturas equivaleria ao nosso proprio suicidio; 7 - O complemento da tarefa da victoria, porá a liberdade, paz, justiça e segurança ao alcançe dos povos do universo, incluindo o das potencias centraes; 8 - Podemos e devemos proseguir com a lucta até alcançar a victoria.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas algo sujas.
Raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar, sem acesso, mas digitalizada.
25€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário