17 novembro, 2015

FALCÃO, Armando de Sacadura - SOBRE HYGIENE DA BOCCA DOS ALUMNOS DO LYCEU CAMÕES (Separata da Medicina Contemporanea). Lisboa, Typographia Adolpho de Mendonça, 1911. In-8.º (22cm) de 10 p. ; [2] f. ; [2] desd. ; B.
1.ª edição em livro.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Inclui 2 fichas de inspecção médica (Modelo A e B), cujo verso da ficha "Modelo B", é preenchido com as "Prescripções de Hygiene Dentaria", em 10 regras. Inclui ainda, dois desdobráveis preenchidos com quadros estatísticos: "Distribuição das carias nos varios dentes temporarios e permanentes de 422 alumnos" e "Distribuição das carias por edades nos dentes de 422 alumnos".
                                      ................................
"A convite do medico inspector sanitario do Lyceu Camões de Lisboa, e de accordo com o reitor do mesmo lyceu, procedi ao exame da bocca dos alumnos, durante o periodo escolar de 1909 a 1910, tirando conclusões que julgo do maior interesse sob o ponto de vista individual e collectivo.
Sob o ponto de vista individual, por se referir ao bem estar dos alumnos, que a therapeutica, a prophylaxia e a hygiene lhes poderia dar; sob o ponto de vista collectivo, porque se trata d'orgãos que são cooperadores valiosos da saude d'uma raça, que por tantos motivos já é depauperada. [...]
A bocca e os dentes necessitam de cuidados especiaes, visto estes orgãos desempenharem um papel importantissimo nas funcções digestivas. Sem boa digestão não ha saude.
A caria dentaria é a doença que mais vulgarmente apparece, tanto na infancia como na adolescencia, causando estragos e dannos incalculaveis. E como o estado dos dentes influe no estado geral, concorre poderosamente para a formação d'esses jovens depauperados, que são phsysiologicamente verdadeiros velhos."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário