04 novembro, 2015

CAMPOS, Agostinho de - LÍNGUA E LITERATURA. Conferência feita no dia 11 de Fevereiro de 1939, no Secretariado da Propaganda Nacional por iniciativa do Sindicato Nacional da Crítica. Lisboa, S. N. C., 1939. In-4.º (24,5cm) de 21, [3] p. ; B.
1.ª edição.
"Naquele antiqüíssimo tempo em que os animais falavam, mas ainda não esccreviam, ouviam-se e escutavam-se entre nós certos rifões muito pedagógicos, de entre os quais me ocorrem os seguintes: De pequenino se torce o pepino. Sofrer por saber, e trabalhar para ter. A arte é difícil. Usa, serás mestre. Aprende por arte, e irás por diante. Quem muito dorme pouco aprende, e outros assim. Outros assim, e outros de tipo e sentido contrário, que mostram a existência da corrente de cabulice, de facilidade, de atabalhoamento, de improvisação, de incompetência inconsciente e de ignorância atrevida, que veio a sintetizar-se em língua portuguesa naquele aforismo que em nenhuma outra existe correspondente: O saber não ocupa lugar."
(excerto do texto) 
Agostinho de Campos (1870-1944). “Escritor, jornalista, pedagogo e político português, Agostinho Celso Azevedo de Campos, nasceu a 14 de fevereiro de 1870, no Porto. De uma família de pequena burguesia comercial do Porto, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1892, retendo-se brevemente na advocacia e na magistratura, carreiras que não o interessavam, levando-o então a optar pela docência. Entre 1893 e 1894, ensinou língua e cultura portuguesas em Hamburgo (Alemanha), altura em que iniciou a sua colaboração jornalística nos jornais O Primeiro de janeiro e Novidades. Em 1895, quando regressou a Portugal, continuou a publicar artigos sobre literatura, política, pedagogia e linguística em diversos órgãos de imprensa, como n'O Comércio do Porto, no Diário de Notícias e n'O Diário Ilustrado, órgão oficioso do Partido Regenerador Liberal, nos Cadernos de Pedagogia, no Boletim do Instituto de Orientação Profissional, entre outros e também em jornais e revistas estrangeiras. A par com a carreira de jornalista, exerceu simultaneamente o cargo de professor de Alemão no Liceu Central de Lisboa, na Casa Pia, no Liceu Pedro Nunes, no Instituto Superior do Comércio e nas Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra (1933-1938) e de Lisboa (1938-1941), jubilando-se nesta última, em 1940. Entre 1906 e 1910, Agostinho de Campos foi diretor-geral da Instrução Pública. Conferencista e membro da Academia das Ciências de Lisboa, o pedagogo publicou várias obras das quais se destacam: Analfabetismo e Educação (1903), Educação e Ensino (1911), Casa de Pais, Escola de Filhos (1916), O Homem Lobo do Homem: Comentário Leve da Grande Guerra (1921), Latinos e Germanos (1923), Ler e Tresler: Apontamentos de Linguagem e Leitura (1924), Civismo e Política (1935), Língua e Literatura (1939) e Língua e Má Língua: graças da fala e nódoas da escrita (1944). Agostinho de Campos faleceu a 24 de janeiro de 1944, em Lisboa.”
(Fonte: infopedia.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta selo de biblioteca na lombada, carimbo de posse e escritos desvanecidos no canto superior dto.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário