18 novembro, 2015

QUINTO, Amândio - A LENDA DOS RIOS GÉMEOS : Lizandro e Sizandro. [Prefácio do Dr. Luís Arriaga]. [S. l.], [s.n. - imp. Locape - Artes Gráficas, Lda., Mafra], 2010. In-8.º (21cm) de 32 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela extensa e emotiva dedicatória autógrafa do autor.
Bonita e despretensiosa edição, ilustrada a p.b. e a cores, sobre a lenda que deu o nome aos rios Lizandro e Sizandro.No final, inclui a lista de povoações e lugares banhados pelos rios no seu percurso até à foz.
Trata-se de uma novela histórica, nas palavras do prefaciador, "é um pequeno romance que se lê ávidamente numa hora. Direi mesmo que é um delírio épico! É uma viagem que me fascina porque, com indindável imaginação, tece uma intrincada teia que junta investigação histórica, um roteiro geográfico, heróis saídos de séculos longínquos, inspiração, romantismo e tudo sem que se quebre o encantamento de uma história que aborda um general da Grécia antiga, dois rios que fazem o seu percurso por terras lusitanas..."
                                       ...............................
"Quatro séculos e tal antes de Cristo, existiu na Lacedemónia, famosa cidade da Grécia antiga, onde nasceu e parte da vida viveu, um despótico e temível general. LISANDRO. Assim sechamava, e assim se escrevia e escreve ainda, com S e não com Z, o nome daquele general espartano, que passou à história com uma história de triste celebridade."
(1.ª parágrafo do texto)

Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário