25 novembro, 2015

MACHADO, José Pedro - O NOME «BRASIL». Braga, Livraria Cruz, 1965. In-4.º (24cm) de 16 p. ; B. Colecção «Scientia Ivridica»
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do conhecido Professor à Sociedade de Língua Portuguesa.
Interessante estudo toponímico e etimológico sobre o nome "Brasil".
"Poucos topónimos relacionados com os descobrimentos e conquistas dos Portugueses terão desde cedo atraído tanto as atenções como Brasil. Os motivos desse interesse foram dois: o nome da terra e a origem da designação do produto que está na base do nome.
O primeiro resultou, como se sabe, da substituição de Vera Cruz, Terra de Vera Cruz, Terra (ou Província) de Santa Cruz ou só Santa Cruz, por Brasil, julgado mais curto, mais simples e, por outro lado, imposto pelo que deve ter sido a principal exploração nos primeiros anos da posse pelos Portugueses do território achado por Pedro Álvares Cabral."
(excerto do texto)
José Pedro Machado (1914-2005). "Professor, investigador, filólogo, arabista, dicionarista, foi membro de algumas das mais prestigiadas instituições culturais e científicas portuguesas e estrangeiras. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Coimbra. Integrou a comissão encarregada da organização do Vocabulário da Academia de Ciências de Lisboa. Recebeu a medalha de mérito cultural do Ministério da Cultura, a medalha de ouro do município de Faro e, em 1996, foi distinguido pela Academia Portuguesa de História pelo seu mérito cultural e científico recebendo o cargo de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública."
(Fonte: wook.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Selo numerado na lombada. Carimbo da BLP nas f. rosto, anterrosto e algumas outras de texto.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário