30 novembro, 2015

VIEIRA, Padre Conceição - ACERCA DO HYPNOTISMO. Lisboa, Typographia Lisbonense, 1888. In-8.º (22 cm) de 40 p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo crítico, sob o ponto de vista religioso, do hipnotismo, movimento tão em voga na época, tendo conquistado adeptos nos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa, inclusive na classe médica.
"Esse raros [jornais], que aqui se publicam [em Lisboa], certamente se occupam de muita coisa boa; mas parece que vivem já no ceu, sem attender ao assustador movimento, que por ahi lavra, devido ás repetidas exhibições do hypnotismo nos theatros e salões, que ameaça subverter tudo, sepultando nos em as ruinas inevitaveis, que advirão infallivelmente, se Deus não nos acode.
Pela minha parte, como não encontro uma folha [jornal], onde escreva as minhas apprehensões, o mais que posso fazer é publicar este pequeno folheto, de muito menor folego que os anteriores, onde deixe vincado o progresso do mal, devido especialmente a esta nova phase da acção diabolica; chamada - O Hypnotismo, verdadeiro laço em que os sabios, que fugiam do sobrenatural, e muito particularmente a classe medica, vem caindo como tordos, aos milhares.
Hoje já não são as scenas esplendorosas e mirabolantes do spiritismo, que, se a muitas classes agradavam pelo extraordinario das suas manifestações, a muitos incredulos tinham a respeitosa distancia.
Hoje não: hoje essas mesmas classes, vencidas pela apparencia honesta de - factos da sciencia; de leis a estudar, rendem-se á evidencia dos acontecimentos, tendo na conta de progresso scientifico, o que a mim me parece não é mais do que um ardil infernal. [...]
E com isto é claro que, referindo-me a todos os leitores, especialiso particularmente os sacerdotes e bons catholicos, para que espertem, e se subtraiam a si e suas familias de tão perigosos contactos; pois que elles, os hypnotisadores e hypnotisados, tocados da picada do scorpião, não cessam de empregar todos os meios de contaminar as familias catholicas, que ainda resistam, servindo-se de parentes, d'amigos, emfim de tudo.
Cautella; e vamos entrar em assumpto."
(excerto da introdução, Ao leitor)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas não são as originais, servindo apenas de protecção.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário