23 novembro, 2015

FERREIRA, Vergílio - APELO DA NOITE : romance (com um Posfácio do autor). Lisboa, Portugália Editora, 1963. In-8.º (19cm) de 258, [22] p. ; B.
1.ª edição.
Capa de João da Câmara Leme.
Apreciado romance de Vergílio Ferreira, o 4.º a ser publicado, após Aparição (1959), Cântico Final (1960) e Estrela Polar (1962). Concluído cerca de dez anos antes da sua publicação, "Apelo da Noite conserva a sua actualidade, para lá dos motivos acidentais sobre que foi construído. Retomando, com efeito, o conflito ideia-acção, que é sobretudo um conflito do nosso tempo, Apelo da Noite conta a história de um grupo de intelectuais no seu esforço para se salvarem em unidade, frente à necessidade de se adaptarem à verdade «prática de uma ideologia."
Vergílio António Ferreira (1916-1996). "Nasceu em Melo, Serra da Estrela, a 28 de janeiro de 1916, e faleceu em Lisboa, a 1 de Março de 1996. Frequentou o Seminário do Fundão (1926-1932) e licenciou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1940. A par do trabalho de escrita, foi professor de Português e de Latim em várias escolas do país, destacando-se o Liceu Camões em Lisboa. Inicialmente neo-realista, depressa Vergílio Ferreira se deixou influenciar pelos existencialistas franceses André Malraux e Jean-Paul Sartre, iniciando um caminho próprio a partir do romance Mudança (1949). É considerado um dos mais importantes romancistas portugueses do século XX, tendo ganho vários prémios, entre eles o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (ganho duas vezes, primeiro com o romance Até ao Fim e depois com o romance Na tua Face), o Prémio Femina na França com o romance Manhã Submersa e o Prémio Camões (1992)."
(Fonte: alfarrabio.di.uminho.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário