27 novembro, 2015

CIDADES, PORTOS E FRENTE DE ÁGUA - MEDITERRÂNEO. Revista de Estudos Pluridisciplinares sobre as Sociedades Mediterrânicas. N.os 10/11. Semestral. 1997. [Director: Moisés Espírito Santo]. Lisboa, Instituto Mediterrânico : Universidade Nova de Lisboa,[1998]. In-4º (24cm) de 242, [14] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com fotografias, desenhos, quadros, mapas e plantas a p.b.  nas folhas de texto e em página inteira.
Capa: Carlos Miguel. Porto de Lisboa. Fotografia cedida pela Administração do Porto de Lisboa.
Duplo número da revista Mediterrâneo, especialmente dedicado a Lisboa e à requalificação da frente ribeirinha da capital. Contém no final do livro três artigos de divulgação, não assinados: Lisbon – A modern port for a competitive region (texto em inglês); Porto de Setúbal – um porto com futuro; Sines. Encontram-se todos ilustrados com fotografias a p. b.
                                    ....................................
“As cidades portuárias constituem, provavelmente, o exemplo mais característico de cidades localizadas à “borda d’água”. É aqui que a água atinge toda a sua expressão, ao justificar a localização e existência do porto. […]
A história destas cidades está repleta de exemplos de maior afastamento ou aproximação em relação às sua frentes de água, embora os portos não sejam os únicos responsáveis por estas situações. Elas foram, também, influenciadas pela própria evolução do papel atribuído à água nas cidades e, não raras vezes, foram as próprias cidades que viraram as costas ao rio ou ao mar. […]
É esta importância da água como elemento de estruturação e de valorização urbana e dos espaços portuários como espaços privilegiados de mediação entre as cidades e a água que justifica a importância dada à reconversão dos antigos espaços portuários desafectados. […]
Foi a riqueza e a diversidade destas intervenções e a sua actualidade em Portugal, onde o exemplo digno de mais realce é a requalificação da frente ribeirinha de Lisboa e o interesse que esta temática tem suscitado entre investigadores técnicos e o próprio cidadão comum, que nos levou a dedicar este número da revista Mediterrâneo ao tema «Cidades, Portos e Frentes de Água».”
(excerto da Apresentação)
Índice.
Apresentação – João Figueira de Sousa.
Cidades, Portos e Frente de Água
- Contexto, cenário e impacto das operações de reconversão urbana em “frentes de água” – Luís Viegas, Miguel Branco, Nuno Grande.
- La reconquête des waterfronts: logiques et enjeux de la régnération urbaine – Claude Chaline e Teresa Vilan.
- Los Waterfronts de nuevo una prioridade urbanística – Joan Busquets.
- Breve síntese da Política Urbanística Municipal da zona ribeirinha de Lisboa, 1900-1995 – Teresa Craveiro.
- Uma estratégia para a gestão das Frentes Ribeirinhas do Porto de Lisboa – Natércia Rêgo Cabral.
- As “novas descobertas” marítimas da Metrópole de Lisboa – Alexandra Castro.
- A reconversão da Frente Urbano-Portuária de Setúbal – Processos, objectivos e soluções – João Figueira de Sousa e Ernesto Carneiro.
- La relazioni tra città e porto in Italia, nel quadro delle transformazioni delle aree di waterfront. I casi de Genova e Venezia – Rinio Bruttomesso.
- Waterfront revitalization in pos-industrial port cities of North America: a cultural approach – R. Timothy Sieber.
 - The New Waterfront: principles, perceptions and practice in the UK and Canada – Brian Hoyle.
- O projecto de Rive Seine Gauche: uma oportunidade perdida de uma zona ribeirinha em profunda reconversão urbana – Pedro Janarra.
- Kopes – Um porto e uma cidade no Mar Adriático – João Figueira de Sousa.
Notas/Opiniões
- História de uma campanha feliz (A luta contra o POZOR) – Miguel Sousa Tavares.
- Lisboa antes e depois do POZOR. A minha experiência ribeirinha – Miguel Correia.
- A reabilitação da Frente Ribeirinha de Lisboa – Alcino Soutinho.
- Cidades de água. A u-topia de Lisboa? – Vítor Matias Ferreira.
Exemplar com capas flexíveis em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário