16 novembro, 2015

SENA, António Maria de - OS ALIENADOS EM PORTUGAL. I - História e Estatística. II - Hospital do Conde de Ferreira. Prefácio de António Pacheco Palha. Introdução de Carlos Mota Cardoso. Lisboa, Ulmeiro, 2003. In-4.º (23 cm) de 367, [9] p. ; il. ; B. Colecção Clássicos da Psiquiatria, 3
Importante estudo sobre a demência em Portugal, no século XIX. Ilustrado nas páginas do texto com a reprodução de desenhos e estampas da edição original, bem como gráficos, tabelas e quadros estatísticos.
"O volume que temos a honra de apresentar reproduz, com a devida actualização ortográfica, os dois livros publicados por António Maria de Sena com os títulos "Os Alienados em Portugal - História e Estatística" (1884), e "Os Alienados em Portugal - II Hospital do Conde de Ferreira" (1885)"
(Excerto da nota do editor)
Índice:
Prefácio: António Maria de Sena - Viagem por uma vida. Introdução.
I - História e Estatística
Introdução. I. Os Alienados antes de 1848. II - Hospital de Rilhafoles - Os alienados depois de 1848. III - Os alienados em Portugal na actualidade: 1.ª Secção: 1. O Hospital de Rilhafoles. 2. Os alienados nos hospitais gerais. 3. Os alienados nas casas de saúde. 4. Os alienados nas cadeias. 5. Legislação relativa aos alienados. 2.ª Secção: Estatística.
II - Hospital do Conde de Ferreira
Prefácio. | Introdução. | Ofício.
I. O Testamento do Conde de Ferreira. II. Descrição do Esatbelecimento: Ideia geral do estabelecimento. Enfermarias. Alimentação. III. Organização dos serviços - Regulamento.
Regulamento: I - Organização do serviços. 1) Disposições gerais. 2) Direcção económica. 3) Direcção clínica. II - Das admissões, saídas e altas. III - Do serviço religioso. IV - Dos diferentes ramos do serviço clínico. 1) Das enfermarias e seu regulamento interno. 2) Da casa mortuária. 3) Banhos. V - Polícia geral do estabelecimento. VI - Gratificações e penas ao empregado. 1) Gratificações aos empregados do serviço clínico / Caixa económica. 2) Penas. VII - Regime alimentar.
António Maria de Sena (1845-1890). "Médico psiquiatra e político português, funda em 1882 o Hospital de Alienados do Conde de Ferreira, no Porto, a primeira instituição a aplicar os princípios orientadores de uma novo política de assistência mental em Portugal, mais eficaz e consentânea com os modelos europeus que procuravam inserir a loucura na lógica da vida natural e do contrato social. Escreveu em 1884, o livro “Os Alienados em Portugal 1: história e estatística”, obra referenciada na maioria dos estudos disponíveis relativos à história da psiquiatria em Portugal, colocando a obra e o seu autor como indissociáveis do processo de institucionalização da psiquiatria moderna no país. Escreveu outro livro, o “Hospital do Conde de Ferreira” (1885). António Maria de Sena foi o primeiro Director Clínico do Hospital do Conde de Ferreira. Personalidade de elevada estatura científica e moral, criou um modelo de organização hospitalar arrojada para o seu tempo, a favor daqueles que denominou “seres humanos infelizes, afectados do padecimento mais cruel”. António Maria de Sena foi, ainda, o responsável pela criação da primeira lei psiquiátrica em Portugal, a chamada Lei Sena. Exerceu funções de director do Hospital de Alienados do Conde de Ferreira entre 1883 e 1890, tendo como médico-adjunto Júlio de Matos e médico-ajudante Magalhães Lemos."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário